sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ação de Saúde e Cidadania na Pastoral

 
A Pastoral da Mulher de BH (Projeto Oblata em MG) promoveu um evento de promoção da saúde e cidadania. O objetivo era conversar com as mulheres acompanhadas pela Pastoral  sobre direitos humanos, exercício da cidadania dúvidas e demandas em relação   à saúde integral da mulher e noções básicas de cuidado do corpo e prevenção de doenças.



Ontem (01/06 )celebramos antecipadamente o dia Internacional da Prostituta, que se comemora hoje, 2 de junho. O Dia internacional da Prostituta é uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração.


Com a colaboração da Escola de Enfermagem da UFMG representada pela professora Eliana Villa e o grupo de alunos desta Escola, que quinzenalmente desenvolvem oficinas de saúde na  nossa instituição, realizamos uma “blitz  da saúde” buscando estreitar o vínculo entre as mulheres que exercem a prostituição e o sistema de saúde.


Durante toda a tarde as mulheres puderam participar da  aferição de pressão arterial, dicas de saúde, oficinas sobre  a gestação e o parto , e uma palestra ministrada pela professora Eliana Villa    sobre cuidados básicos em matéria de higiene pessoal, nutrição e prevenção de DST/AIDS.


Todas essas ações foram realizadas com o intuito de melhorar a qualidade de vida e sua auto-estima, oferecendo ao nosso público  conhecimento sobre como se posicionar para terem acesso a seus direitos, também na área da saúde,  enquanto cidadãs.


A Escola de Enfermagem da UFMG e a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte desenvolvem, desde 2007, o projeto de extensão Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres, por meio de um trabalho de educação à saúde.

Nenhum comentário: