segunda-feira, 29 de maio de 2017

Oficina para a prevenção de sífilis é realizada na Pastoral da mulher

22 mulheres atendidas pela Pastoral da Mulher de BH ( projeto oblata em MG) participaram hoje (29) da Oficina sobre prevenção e diagnostico de sífilis.

O evento, realizado dentro do curso de cuidador de idosos promovido por nossa instituição, foi realizada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIBH.

O objetivo desta capacitação foi repassar às participantes informações atualizadas sobre as sífilis e  sobre o uso do teste rápido para esta doença. Também foram esclarecidas as duvidas sobre os mecanismos de contagio e tratamento.
Durante a Oficina distribuímos nossa cartilha  "Quem vê cara não vê contaminação" ( ação de extensão 'Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres' da Escola de Enfermagem da UFMG), que divulga de forma simples e ilustrada as diferentes Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e os métodos para sua prevenção. "


A melhor forma de se prevenir da Sífilis e de outras infecções sexualmente transmissíveis é realizando sexo seguro com uso da camisinha  e,  após um comportamento de risco, a pessoa procure uma unidade de saúde  ou o próprio CTA para a realização do teste rápido.

A sífilis está voltando  a ser uma epidemia no Brasil, apesar do tratamento rápido. Em cinco anos, os casos de sífilis aumentaram em 5.000%. É uma doença transmitida pela bactéria treponema pallidum, principalmente por via sexual, mas também da mãe para o filho, durante a gravidez. O tratamento é rápido, assim como o diagnóstico, que pode ser feito com um teste rápido, com resultado pronto em dez minutos. No caso da sífilis primária, uma única dose de penicilina benzatina intramuscular já o suficiente para a cura.




Nenhum comentário: