sábado, 10 de setembro de 2016

Mulheres e feminismo diante do dilema da maternidade

"Como renovar o feminismo sem perder o sentido profundo e rico das relações femininas tradicionais? Sem nos condenarmos a uma sociedade fria e dominada pelo útil, pela utopia do prazer? Como fazer para que as mulheres, também do ponto de vista do comportamento sexual, não se tornem "um homem como qualquer outro", mas possam permanecer como são?"

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Japonesa forçada a prostituição ‘esteve’ com 1,3 mil homens em 8 meses

Uma mulher, de 29 anos, disse à Polícia Metropolitana de Tóquio que foi forçada por uma “amiga” a se prostituir em Tóquio e na província vizinha de Shizuoka, entre outubro do ano passado e junho deste ano, período que afirma ter “dormido” com aproximadamente 1,3 mil homens, informou ontem (2) o jornal ‘Sankei’.

Campanha da C&A sobre diversidade gera polêmica nas redes sociais

Pelo menos duas fotos da campanha Entre na Mistura, da rede de fast fashion C&A estão dando o que falar nas redes sociais. Com o objetivo de abordar o tema da diversidade, a marca optou por modelos com biótipos que fogem ao tradicional, como Maria Luiza Mendes, que se define em seu perfil no Facebook como plus size. No entanto, a imagem da modelo, compartilhada nas redes sociais da loja e acompanhada dos dizeres "Sou gorda & sou sexy", não agradou os internautas.

Prostituta abre ação contra casa de massagem de Florianópolis para reconhecimento trabalhista

A Justiça negou o pedido de uma prostituta de receber verbas rescisórias após ter sido demitida do estabelecimento onde trabalhava em Florianópolis. A decisão foi da 1ª Câmara do TRT-SC (Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina), que afirmou que não há vínculo de emprego entre a casa que explora a prostituição e a prestadora desses serviços, “ante a ilicitude do objeto que sustenta a relação jurídica”.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O Projeto Oblata "Diálogos pela Liberdade" no Grito dos Excluídos

A Equipe do Projeto Oblata em BH com o bispo D. Joaquim Mol
Mais de 10 mil pessoas  participaram da  22ª edição do Grito dos Excluídos em Belo Horizonte. Foi o maior dos últimos anos (o ano passado contou apenas com 500 pessoas). Neste ano, procurou-se evidenciar a defesa da "vida em primeiro lugar" e  o tema era "Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!" . Além do “Fora Temer”, os manifestantes defenderam a democracia, a manutenção dos direitos dos trabalhadores e criticaram a reforma da Previdência. Os participantes se reuniram na Praça Raul Soares e marcharam até a Praça da Estação. A marcha contou com intervenções culturais.

Existe “ideologia de gênero”?,

“Não faz nenhum sentido dizer que os estudos de gênero negam a biologia; os estudos de gênero discordam é do determinismo biológico – quando a biologia é utilizada pra definir nosso destino social.” Em entrevista, a doutora em Educação Jimena Furlani, que desenvolveu extensa pesquisa sobre o assunto, explica os equívocos do conceito.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Grito dos Excluídos em Belo Horizonte - 7 de setembro

Em Belo Horizonte, pastorais, movimentos sociais e entidades participam do 22º Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro. Este ano, o evento traz o tema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”. A organização pretende debater situações atuais do contexto brasileiro.
Programação:
9h - Concentração na Praça Raul Soares (Centro de Belo Horizonte)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Para combater o machismo, educação em casa é essencial

Tarefa de conter essa mancha é enorme. Precisa começar na família, já que as crianças aprendem por imitação
Temos cifras escandalizantes de maus tratos e assassinatos contra mulheres. Damos muita ênfase às leis e, tenho a sensação, ignoramos a questão educativa na infância, a origem de todas as personalidades adultas. De que servem leis exemplares quando a mulher já está morta? De que servem condenações exemplares se o machismo continua correndo solto?

Mutirão "Direito a ter pai" oferece DNA gratuito em BH e em 39 municípios

A Defensoria Pública de Minas promove o cadastramento para o mutirão “Direito a ter Pai” até o dia 30 de setembro de 2016. O cadastro acontece em 40 em unidades da Delegacia de Polícia do estado. A ação é iniciativa da Instituição, que está completando 40 anos neste ano.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

'Tenho medo que me tirem daqui': Crise leva famílias para baixo de viaduto

Sem trabalho, Simone Kelly não conseguiu pagar o aluguel e foi morar embaixo de viaduto com o filho de 1 ano
O lençol branco improvisado marca a entrada do cômodo de pouco mais de seis metros quadrados que a artesã Simone Kelly, de 36 anos, chama de casa.

Contra ‘encoxadores’, kit com alfinete é distribuído no metrô de BH

 Ideia do kit é criar uma rede de proteção em torno da vítima para, assim, expulsar o agressor do vagão para acionamento do vigia Cem kits já foram entregues na estação Central do metrô. FOTO: João Godinho

Um alfinete antigamente usado para amarrar fralda de bebê agora é a “arma” encontrada por um grupo de feministas para combater o assédio sexual no transporte coletivo de Belo Horizonte, especialmente no metrô. A campanha “Não Toca na Minha Miga” foi lançada nesta semana por mulheres do Movimento Passe Livre – BH e conta com a distribuição de kits de autodefesa, que inclui também apito e adesivo de divulgação. O objetivo é fazer barulho em caso de abuso e formar, assim, uma rede de proteção.

domingo, 4 de setembro de 2016

O Beato Romero e Santa Teresa de Calcutá

Madre Teresa visita a casa de Dom Romero em julho de 1988 (Foto: Super Martyrio)
Quando Madre Teresa de Calcutá recebeu o prêmio Nobel da Paz, em 1979, Dom Óscar A. Romero, de El Salvador, que havia sido indicado para a premiação, naquele mesmo ano, a parabenizou através do envio de um telegrama, no qual deixa saber que o arcebispo compreendeu que ambos trabalhavam pelo mesmo objetivo: “Madre Teresa de Calcutá, Índia. Alegro-me [que o] Prêmio Nobel condecore em você [a] opção preferencial [pelos] pobres como eficaz caminho para a paz. Aqueles que generosamente me desejaram semelhante honra, [que] se sintam igualmente satisfeitos [por] ter estimulado [a] mesma causa. Abençoo-a. O Arcebispo”. [Homilia de 21 de outubro de 1979.)