sábado, 30 de julho de 2016

Culto ao corpo: retrato de uma obsessão

Participantes se preparam para uma exibição de fisiculturismo amador XIMENA GARRIGUES E SERGIO MOYA
Em que momento a preocupação saudável com a imagem se torna um vício doentio?

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Temer arma circo para buscar filho na escola. Fará o mesmo ao rasgar a CLT?

Michel e Marcela Temer buscam filho na escola (Recorte de foto de Adriano Machado/Reuters)
Um pai deve compartilhar as tarefas relativas à formação de seu filho ou sua filha. Isso é o básico, não é favor. Afinal de contas, tarefas domésticas ou familiares não são incumbência de determinado gênero, mas responsabilidade de pais e mães. Se você fica orgulhoso por “ajudar sua mulher em casa'' e acha que merece um troféu de Maridão do Ano, rapaz, acorde. Você está no século 21, não faz mais do que sua obrigação.

Jovens aliciadas para prostituição eram escravas sexuais e mantidas em cárcere

Anúncio pedia que jovens se mudassem para apartamento na Barra da Tijuca
Foto: Reprodução Internet
Segundo relatos, as seis meninas só saíam do apartamento em frente ao Parque Olímpico na presença de aliciadores.

Mulher agredida poderá receber auxílio financeiro

Último balanço da Seds mostra que, em 2015, 129 mil mulheres sofreram violência em MG
Pela primeira vez Minas Gerais poderá repassar auxílio financeiro diretamente a mulheres vítimas de violência. Sancionada nessa quarta-feira (27) pelo governador Fernando Pimentel (PT), a Lei 22.256/2016 autoriza o Estado a repassar recursos às pessoas do sexo feminino que precisam sair de casa por conta da violência e não têm como se sustentar. 

Estado de São Paulo registra 1 estupro de vulnerável a cada 5 horas

Levantamento mostra que 943 denúncias foram apresentadas entre janeiro e junho deste ano. Crimes costumam ser reportados muitos anos depois.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Exploração sexual de menores para prostituição infantil no Parque Olímpico do RJ

Site usa fotos de modelos famosas para aliciar jovens (Foto: Reprodução/Internet)
Uma quadrilha especializada em aliciar adolescentes de famílias carentes para a prostituição é alvo de uma operação deflagrada nesta quinta-feira pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). As jovens eram aliciadas para viver e se prostituir num condomínio que integra o Parque Olímpico Rio 2016, na Zona Oeste do Rio.

O fim do feminismo

Nem só de textão lacrador, das brigas de internet e da irritabilidade de umas e outras vive a episteme feminista

O feminismo não é uma marca: não existe manual nem memorandos e muito menos decisões executivas que vêm de um escritório central. Apesar dos muitos textos que questionam a validade do feminismo, o fim do movimento não chegou, e felizmente não está nem perto de chegar.

Apenas 9% das mães se identificam com imagem de maternidade da mídia

Fotos da cineasta Helen Ramos, 29 anos, mãe de um menino de 2 anos.FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO.
As mães precisam de ajuda e nem todo mundo percebe isso. A rotina é tão cansativa e diferente da mostrada em propagandas que algumas chegam a esquecer os filhos em locais públicos ou permitem que eles durmam em suas camas por falta de energia para fazê-los dormir sozinhos. Elas não querem o rótulo de “mães perfeitas”, que têm dedicação exclusiva às crianças: a mãe brasileira se define como alguém que “ama seus filhos, mas também ama o seu trabalho, seu parceiro e tem outros objetivos na vida”.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Violência psicológica é a forma mais subjetiva de agressão contra a mulher

Diferente do que se imagina, não é preciso ser agredida fisicamente para estar em uma relação violenta. Algumas palavras e atitudes podem ferir a autoestima de uma mulher tanto quanto. E isso tem nome: violência psicológica. Esta é a forma mais subjetiva e, por isso, difícil de identificar.

Zika: É inócuo governo dizer para mulheres não engravidarem

José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), explica por que é inócuo este tipo de orientação, em países onde ainda não foram garantidos os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Em novembro de 2015, o governo brasileiro anunciou que o vírus zika havia sido detectado em amostras de sangue e tecidos de um bebê com microcefalia, além de ter sido encontrado no líquido amniótico das gestantes. O governo brasileiro então admitiu a relação entre o vírus e as más formações no sistema nervoso central de bebês. O Ministério da Saúde declarou emergência sanitária nacional.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Para movimentos feministas, ‘Vagão Rosa’ não é a solução para abusos

Mulheres que utilizam o metrô regularmente relatam que casos de assédios são comuns, mas muitas acreditam que apenas um vagão exclusivo não resolve / Larissa Costa / Brasil de Fato MG
 Projeto de vagão exclusivo para mulheres no metrô aguarda apenas sanção do prefeito para começar a funcionar.

Contratação em atividade diretamente relacionada à exploração da prostituição é nula

O contrato de trabalho celebrado para o desempenho de atividade inerente à prática do jogo do bicho é nulo, em razão da ilicitude de seu objeto. Neste caso, a falta do requisito de validade impede a formação do ato jurídico. Esse é o teor da Orientação Jurisprudencial 199 da SDI-1 do TST aplicada, por analogia, pela 5ª Turma do TRT-MG ao caso de uma reclamante que atuava em atividade relacionada à exploração da prostituição. 

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Leia relatos de domésticas no Facebook

Uma página no Facebook criada na quarta-feira, dia, 20, reúne relatos de mulheres que trabalham como empregadas domésticas e foram vítimas de humilhações e abusos por seus patrões.

O cotidiano de uma trabalhadora terceirizada narrado por uma juíza

Profissões como caixa de supermercado, atendentes de telemarketing, faxineiras, são opções do mercado de trabalho para grande parte das mulheres. Mesmo com outros postos de trabalho disponíveis, muitas prostitutas acham sua atividade mais lucrativa e até menos desagradável. Estão certas ou erradas?

Juíza do trabalho narra o caso de Dona Zefa, trabalhadora terceirizada da limpeza. Com delicadeza, a magistrada retrata um cenário cruel e perverso de trabalhadores que são invisíveis e desvalorizados no empurra-empurra da terceirização.

Basileia improvisa para lidar com prostituição de rua

A polícia da Basileia quer que as prostitutas respeitem a lei quando se trata de fazer negócios. Para isso, a cidade encontrou uma solução fora do comum. 

domingo, 24 de julho de 2016

‘Diga-nos, Maria Madalena, o que viste no caminho?’

“Duas vezes a tradição popular encobriu as características pessoais a Maria Madalena, confundindo-a primeiro com uma prostituta - daqui, todas as representações "carnais" da santa na história da arte - e, em seguida, com a mais pura Maria de Betânia. Enquanto isso, porém, Maria Madalena chegou, de fato, em Jerusalém, na sequela de Jesus, para viver com ele e os discípulos, suas últimas horas trágicas. Todos os evangelistas, na verdade, concordam em registrar sua presença no momento da crucificação e do sepultamento de Cristo”, analisa o cardeal Ravasi.

Maria Madalena: a história do mito e a falsificação

Lilia Sebastiani analisa como as interpretações das escrituras sobre Madalena vão transformando a personagem e dificultando a compreensão plena do anúncio feito por ela

Para a teóloga Lilia Sebastiani, não se pode falar apenas “na” história de Maria Madalena porque são várias as histórias que se criam em torno da personagem bíblica, embora muitas delas sejam interpretações – por que não dizer até misóginas – de quem não vai de fato na exegese do que está na escritura.