sábado, 16 de julho de 2016

‘Quando visto meu jaleco, me torno um sonho possível para as crianças da favela’, diz estudante negra de Medicina

Post sobre Mirna Moreira, que mora em favela na zona norte do Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais (Foto: Mirna Moreira)

A carioca Mirna Moreira, de 22 anos, lembra-se da reação dos colegas no dia em que obteve nota máxima na disciplina de Anatomia, a mais temida por alunos recém-ingressados no curso de Medicina da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).“Eu e uma outra menina ─ branca ─ gabaritamos a prova dessa matéria. Ninguém se surpreendeu com o desempenho dela, mas comigo foi diferente. Algumas pessoas ficaram surpresas. Ouvi a frase ‘Como assim você conseguiu?'”, recorda.

Somos completas com ou sem parceiro, com ou sem filhos


Vou começar dizendo que responder a fofocas é uma coisa que nunca fiz. Não gosto de alimentar esse negócio movido a mentiras, mas resolvi tomar parte em uma discussão mais ampla que já começou e precisa continuar. Como não estou nas redes sociais, decidi registrar meus pensamentos aqui por escrito.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Câmara de BH aprova criação de vagão exclusivo para mulheres no metrô

“Recebi na Câmara um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas de mulheres que sofreram assédio em BH. Esse número é preocupante e mostra que, infelizmente, parte de nossa sociedade, em pleno século XXI, ainda não respeita as mulheres”, afirmou o vereador Léo Burguês, autor do Projeto de Lei.

“A prostituição faz da mulher objeto e não cidadã”

Para o grupo da Marcha Mundial das Mulheres, regulamentar a prostituição é curvar-se ao machismo e ignorar a verdadeira realidade das prostitutas.

Enquanto for caso de polícia

"Uma vez que as condições precárias de vida empurram a mulher pra prostituição e uma vez que não é possível existir consentimento quando essas opressões condicionam o exercício da atividade, então é forçoso reconhecer que nenhuma prostituta escolhe se prostituir. Nesse sentido, a prostituição pode nunca deixar de ser um estupro, estupro pago. Não à toa quase todas as prostitutas usam drogas, pois o sentimento de estarem sendo constantemente violentadas só se torna suportável com o uso de entorpecentes, o que as leva ao vício e faz com que sua qualidade de vida fique ainda mais prejudicada."

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Esquema de corrupção e prostituição nos concursos de beleza


O documentário ‘Coroa à Venda’ exibido no programa Conexão Repórter, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), revelou um esquema de corrupção e prostituição no concurso Miss Sergipe. O documentário exibiu relatos de modelos que receberam propostas em troca da coroa.

Sete estados mineradores concentram 31,2% dos casos de violência contra a mulher

Salários menores, violência doméstica e exploração sexual fazem com que as mulheres sejam mais vulneráveis. A cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, vive uma situação inusitada. Trata-se do município mineiro em que muitas mulheres na faixa etária de 40 anos passaram a usar fralda geriátrica.

“Combater a prostituição é lutar para que homens façam sexo de graça”

A pintura do artista polonês Franciszek Zmurko representa uma hetera, prostitutas intelectuais e poderosas da Grécia Antiga

Um dos dogmas mais potentes da sociedade patriarcal é este: a palavra de uma mulher que faz sexo, que gosta de fazer sexo, que não esconde que faz e que gosta de fazer sexo, deve ser desacreditada. Se além disso ela ousar cobrar por esse sexo, e confessar publicamente que cobra por esse sexo, aí então não apenas sua palavra, mas tudo nela, deve ser desacreditado.

Estupro no Vale dos Sinos - indicadores desta cultura

Aproximadamente 90% dos casos de estupro no país não chegam à polícia . “A cultura na qual a outra pessoa é tratada como uma coisa que pode ser usada, pode ser descartada e que pode ser violentada. Na base dessa cultura, existe justamente um modo de pensar, de ver o outro e tratar o outro como se fosse justamente uma coisa”, afirma a filósofa Marilu Cabañas.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

50% dos ataques sexuais são cometidos contra meninas de 15 anos

Dado é apresentado pelo secretário-geral da ONU neste 11 de julho, Dia Mundial da População; no Brasil, uma entre cinco crianças nasce de mães adolescentes.

“Prostituta não oferece serviço, prostituta é o produto”

Até hoje lembro de todas as vezes que me submeti a sexo por dinheiro e choro sozinha. Mas choro sabendo que qualquer perrengue pelo qual eu passar, de hoje em diante, passará bem longe do meu corpo.

Garotas de programa de luxo

Imagem: Gabriel Rinaldi Andressa faz refeições de R$ 350, se hospeda nas suítes mais caras de São Paulo e ainda recebe em euro. Ela paga a faculdade com o que recebe de um cliente fixo

Elas estão em faculdades, restaurantes caros, passarelas, baladinhas e festas da alta sociedade. Com calças Diesel, bolsas Louis Vuitton e sapatos Gucci, essas meninas de 20 e poucos anos circulam com homens casados, solteiros, executivos, príncipes, sheiks e, quem sabe, com aquele amigo seu – por até R$ 3 mil a hora. A reportagem da Tpm se infiltrou no mundinho VIP das garotas de programa de luxo de São Paulo – e revela que ele fica logo ali.

terça-feira, 12 de julho de 2016

O feminismo precisa aceitar as prostitutas

Cada vez mais profissionais do sexo se organizam pra construir uma luta que respeite nossas pautas.

Motorista da UBER acusado de tentar atacar passageira em BH

Um motorista egípcio radicado em Belo Horizonte foi descredenciado do aplicativo Uber nesta segunda-feira (11) depois que a empresa recebeu uma denúncia de uma usuária – uma estudante de 20 anos – relatando ter sido assediada pelo homem na madrugada do último sábado (9).

Travesti enfrentou a ditadura e superou 50 anos de prostituição

A costureira Anyky Lima, de 60 anos, é uma travesti que saiu da curva das estatísticas e se tornou idosa em um País onde a expectativa de vida de uma travesti ou transexual é de 35 anos. Mas nem ela sabe como conseguiu sobreviver tanto tempo depois de ter sido expulsa de casa aos 12 anos, ser garota de programa durante a ditadura e ter se prostituído até os 50 anos. Tudo isso num Brasil que lidera rankings mundiais de violência contra travestis e transexuais.

Vítimas de abuso acham, nas redes, espaço para denúncia

Cada vez mais pessoas expõem publicamente estupros sofridos na internet, na tentativa de aliviar carga negativa de traumas.

O estupro em grupo não é uma brincadeira

Os estupros continuarão existindo não apenas enquanto não ficar claro a todos que o corpo da mulher não está à disposição de qualquer um, e que todo ato sexual se justifica e se fundamenta sempre e apenas no recíproco consentimento, mas também enquanto houver aqueles que continuem banalizando esses episódios de violência extrema ao falar de "brincadeiras" ou de "momentos de fraqueza", como infelizmente acontece ainda hoje, justificando, assim, o injustificável.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Os significados do sexo pago


São muitos os feminismos. Enquanto alguns deles dão apoio à causa das prostitutas, sobretudo em relação à proteção profissional, outros as descrevem como vítimas do machismo. Prostitutas feministas, no entanto, recusam esse papel subalterno, e a discussão dá pano pra manga.

'Vivemos na realidade do medo', diz moradora sobre assédio a mulheres em favela do Rio

Thais Cavalcante fala sobre dificuldade em lidar com assédio na favela da Maré
Sou nascida e criada na favela da Maré, na zona norte do Rio. A quantidade de assédio que sofremos na favela pode parecer surpreendente aos olhos dos outros, mas para quem vive no dia a dia, não é.

Estrutura para investigar estupro em MG é precária

Violência contra a mulher e falhas no atendimento foram debatidas
Estado possui uma delegacia especializada; falta preparação a profissionais; delegada diz que denúncias feitas não são nem 10% do total de casos.

domingo, 10 de julho de 2016

Faça o mesmo

Quando a religião não está centrada num Deus, Amigo da vida, e Pai dos que sofrem, o culto sagrado pode converter-se numa experiência que distancia da vida profana, preserva do contato direto com o sofrimento das pessoas e nos faz caminhar sem reagir ante os feridos que vemos nas valas. Segundo Jesus, não são os homens do culto os que melhor nos podem indicar como temos de tratar aos que sofrem, mas as pessoas que têm coração.

Projeto de Vida, Sexualidade e fé

"As Igrejas cristãs poderiam se constituir como espaços de humanização em um diálogo aberto e amoroso com a humanidade. Para isso, é importante que os/as pastores/as e ministros/as, não se fechem em defesa de leis morais, incompreensíveis para a grande maioria da humanidade, principalmente da juventude" comenta Marcelo Barros, monge beneditino, escritor e teólogo.brasileiro.