sábado, 9 de julho de 2016

“O Amor é mais falado do que vivido e por isso vivemos um tempo de secreta angústia ” -Z. Baumann-

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman declara que vivemos em um tempo que escorre pelas mãos, um tempo líquido em que nada é para persistir. Não há nada tão intenso que consiga permanecer e se tornar verdadeiramente necessário. Tudo é transitório. Não há a observação pausada daquilo que experimentamos, é preciso fotografar, filmar, comentar, curtir, mostrar, comprar e comparar.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Condenado por morte de prostituta, empresário é solto após uma semana

Pablo Russel Rocha foi condenado a 24 anos de prisão por morte de garota de programa (Foto: Reprodução/EPTV)
Dezoito anos até ser julgado, dez horas para ser condenado e uma semana para conseguir habeas corpus e recorrer em liberdade. Condenado por arrastar e matar uma garota de programa em 1998 nas ruas de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), o empresário Pablo Russel Rocha obteve nesta quarta-feira (6) um habeas corpus e vai aguardar a análise do recurso fora da prisão.

Estado Islâmico vende escravas sexuais menores de idade pelo Telegram

Islamistas usam o Telegram Messenger para publicar anúncios sobre a venda de escravos, assim como de armas e equipamento militar, informa o New York Post. O anúncio diz: uma menina para venda é "virgem. bonita. 12 anos - US$ 12.500 [R$ 41.000], será vendida em breve".

Prostituição regulamentada?

Prostitutas defendem regulamentação da profissão na Assembleia Legislativa do RS, em 9 de Junho

Atualmente, as prostitutas não têm como se defender de seus cafetões sem prejudicar seu sustento, primeiro porque chamar a polícia ou a justiça implicará no fechamento do prostíbulo, depois, porque dependem de seus agenciadores para cobrar clientes e fornecer-lhes segurança. Aceitam o que vier, não há alternativa.

Chega de Fiu Fiu lança primeiro teaser de documentário


Nesta semana, o coletivo Think Olga lançou o primeiro teaser do documentário Chega de Fiu Fiu. O trailer é estrelado por Rosa Luz – mulher trans, negra e pobre – cantando Coração do Cerrado,  música que fez para o pai.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Tabloide britânico diz que prostitutas do Rio fazem promoção para Olimpíada

Tabloide britânico diz que prostitutas do Rio fazem promoção para Olimpíada
Uma reportagem “exclusiva'' publicada no tabloide britânico “Daily Mail'' diz que as prostitutas do Rio de Janeiro estão anunciando uma série de promoções para tentar aumentar a demanda por seus serviços durante a Olimpíada. A medida foi tomada, segundo o jornal, depois de a Copa do Mundo ter frustrado expectativas de alta demanda de estrangeiros.

Este vídeo prova que TODOS somos preconceituosos. Inclusive você

O que você faria se encontrasse uma criança de seis anos sozinha em um lugar público? Um vídeo lançado pelo Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, escancara o preconceito que vive em cada um de nós. Protagonista do experimento, Anano, uma menina de apenas seis anos ficou "perdida" duas vezes: em uma delas, estava bem vestida, limpa e penteada.

Mulheres recebem menos e têm jornada maior no Brasil

Os defensores de uma idade mínima de aposentadoria para mulheres menor que a de homens argumentam que elas trabalham mais – somando as tarefas domésticas – e recebem menos ao longo da vida profissional.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Oração do Amor Próprio

Que eu saiba primeiro me encontrar, antes de me doar.

Prostituição, Julia Roberts e o amor romântico

 É curioso observar o quanto nos sensibilizamos com as tragédias contadas pelo Fantástico, pelo Profissão Repórter ou por aquele documentário brilhante premiado em Cannes, sem nunca nos dar conta de que, invariavelmente, o que se vê e se ouve nesses contextos nunca é propriamente a verdade sobre a prostituição, mas sempre o olhar de alguém sobre a prostituição - alguém que, provavelmente, é branco, rico e homem.   Não se trata de desmentir as tragédias da profissão mais antiga do mundo, mas de somar outros relatos. Pouco se fala, por exemplo, da contribuição das prostitutas brasileiras para a construção de políticas de combate à epidemia de HIV/AIDS nos anos 90.

Pare de culpar sua amiga pelo relacionamento abusivo dela

Sua amiga está em um relacionamento abusivo. Desesperada, você não entende como ela consegue ficar com aquela pessoa que faz tanto mal para ela. Poxa, ela costumava ser tão dona de si! Ela é tão bonita, tão inteligente, tem família, um emprego bacana. Na sua cabeça, ela só pode ser burra ou fraca para ficar com alguém assim. Você jamais deixaria barato…

A cultura do estupro da sua origem até a atualidade

Diariamente, os noticiários divulgam casos de estupro. Dentre os denunciados, apenas uma porcentagem chega ao nosso conhecimento pelas mídias. No Brasil, segundo dados do IPEA, 0,26% da população sofre violência sexual, indicando, anualmente, 527 mil tentativas e casos de estupro consumados no país.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Pastoral da Mulher de BH toma posse no Conselho Municipal de Direitos da Mulher

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e o Secretário Municipal Adjunto de Assistência Social, Marcelo Alves Mourão, deram posse na manhã desta terça feira, 05, aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte, exercício 2016/2017. A Pastoral da Mulher de BH, Unidade oblata em MG, foi uma das entidades representantes da sociedade civil eleita novamente para compor este Conselho. Em nome da Pastoral, tomaram posse Isabel C. Brandão , como conselheira titular, e a Ir. Ivoni Grando como conselheira suplente.

Luiza Brunet não é a única: saiba como denunciar violência contra a mulher


Dois casos de agressão contra mulheres que ganharam repercussão na imprensa e nas redes sociais essa semana reforçam a importância da denúncia desse tipo de crime às instâncias adequadas. No último domingo, um menino de 11 anos postou em seu perfil no Facebook a foto de sua mãe bastante machucada após ser agredida pelo marido, o sargento Joel Jorge. “Estou fazendo aqui um protesto contra meu pai Joel Jorge”, escreveu o rapaz em seu perfil.

Miss Oginia

O caso do espancamento de Luiza Brunet, agredida covardemente por seu companheiro após chegarem de um jantar em Nova York, deixa uma mensagem clara. Não importa sua cor, sua origem, sua condição econômica, sua posição social… Se você é mulher, você faz parte de um grupo de risco que, como jovens pretos e pobres, engordam as estatísticas de assédio moral, tortura, cárcere privado e assassinato. E estupro.

Xuxa e a fetichização da pobreza

'Daivison, João e Pedro...meus novos amiguinhos ralando para conseguir um dindin', escreveu Xuxa no Facebook
Ao dizer que os três meninos negros no sinal estavam “ralando para conseguir um dindin”, Xuxa não percebe a violência e o racismo da situação.

O Turismo Sexual e as Olimpíadas: Quebrando Tabus

O Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas e a Marcha das Vadias se uniram, no dia 16 de junho, para discutir mega-eventos, turismo sexual e a regulamentação da prostituição no Rio de Janeiro.

Mulheres mudam a rotina por medo de serem alvo de estupro

Desde março de 2014, quando um homem passou a mão pelo corpo da estudante Sandrele Cristina Reis Santana, 23, enquanto ela esperava um ônibus, à noite, a jovem não sai de casa com tranquilidade. Por medo, ela alterou toda a rotina. Mudou o turno da faculdade para a manhã, passou a frequentar aulas de defesa pessoal, deixou de beber quando não está acompanhada por alguém de sua confiança e começou a pegar ônibus apenas quando há cadeiras vagas, mesmo se precisar se atrasar por isso.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

A violência doméstica está perto de você e independe de renda ou escolaridade

Fabiane Boldrini, confeiteira, casada por 16 anos. Luiza Brunet, atriz, em relação estável por 5 anos. Na semana passada, essas duas mulheres romperam o silêncio da violência doméstica.

Acolhimento em hospitais incentiva denúncia de vítimas de estupro

Números podem ser ainda maiores . Em muitos casos o acolhimento nos hospitais pode incentivar a vítima a fazer a denúncia
Em Minas, quase 90 hospitais já começaram a ser treinados para receber e atender vítimas de violência sexual sem que elas tenham que passar pelo IML para fazer os exames; isso facilita que as vítimas formalizem a denúncia. A maioria das vítimas de violência sexual atendidas no hospital Júlia Kubitschek são crianças.

O que fazer em caso de estupro

Quem a vítima deve procurar, quanto tempo ela tem para prestar queixa e o que ela não deve fazer.

Meu marido me bate dentro do normal

Começar a dizer “não” a essa barbárie é colocar a primeira pedra para construir uma sociedade de mulheres e homens livres
O Brasil vive um momento importante de tomada de consciência a respeito de algumas atrocidades cometidas pela sua classe política que até ontem pareciam normais. Por exemplo, o repúdio, por parte dos cariocas, principalmente das mulheres, ao jovem pré-candidato à Prefeitura da cidade Pedro Paulo, que já bateu na sua mulher várias vezes, ato que inicialmente negou, mas que acabou confessando. E que justificou com um raciocínio espantoso: “Quem não tem alguma briga dentro de casa? Quem não tem um descontrole? Quem não exagera em uma discussão? Fomos um casal como outro qualquer. Quem não passa por isso? Quem às vezes não perde o controle?”.

domingo, 3 de julho de 2016

“Nenhum Papa foi tão longe na condenação ao capitalismo como Francisco”

O papado de Francisco continua a alvoroçar o catolicismo e a opinião pública mundiais, num pontificado que, ao lado da promessa de fomento à “opção pelos pobres”, tem ousado fazer críticas às engrenagens de um capitalismo em crise em níveis bem acima do esperado.