sábado, 14 de maio de 2016

Diaconato feminino não é mais tabu. Leigos católicos questionam a hierarquia

O presidente dos bispos alemães, arcebispo de Freiburg, Mons. Robert Zollitsch, disse que o diaconato feminino "não é mais tabu". O tema está também inflamando o mundo católico estadunidense, onde as mulheres que desempenham um ministério leigo na Igreja, segundo estudo de 2015 do Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado, da Universidade de Georgetown, representam quase 80% de todos os ministros leigos, mas permanecem, em grande parte, invisíveis.

As religiosas devem trabalhar pelos marginalizados, pela transformação estrutural

“O nosso compromisso sincero com a justiça é parte irrevogável na maneira de vivermos a nossa fé e o nosso discipulado ”, disse a Irmã Mary Sujita a 900 religiosas representantes das aproximadamente 500 mil irmãs espalhadas pelo mundo. “O tempo está se esgotando”, declarou a religiosa. “Ou vivemos uma vida profética (…) ou desapareceremos como uma realidade irrelevante”.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Papa Francisco abre a porta para que as mulheres façam casamentos e batizem

Bergoglio aceita a proposta das madres superioras de estudar dar um papel maior às mulheres
Já desde sua primeira viagem, ao Rio de Janeiro, o papa Francisco se mostrou partidário de que as mulheres adquirissem um papel de maior relevância na Igreja católica –“não nos podemos limitar às mulheres coroinhas, à presidenta da Cáritas, à catequizadora; é preciso fazer uma profunda teologia da mulher”–, mas desde aquelas palavras até agora se passaram três anos sem nenhum avanço.

#AgoraNãoSãoElas? O ministério masculino de Michel Temer

Eram apenas seis ministras mulheres, agora não há mais nenhuma. Confirmados os nomes do gabinete ministerial do Governo Temer, o fato, inédito desde o mandato do ditador Ernesto Geisel (1974-1979), chamou atenção. Com seus 22 ministros, Temer quebrou uma tendência que vinha crescendo desde que o último militar a ocupar o Planalto, João Figueiredo (1979-1985), nomeou Esther de Figueiredo Ferraz para a pasta de Educação, tornando-a a primeira ministra da história do Brasil.

O papel da mulher na Igreja

Ao delinear o papel da mulher na Igreja reportei-me às duas irmãs no Evangelho de Lucas que foram visitadas por Jesus logo que entrou num povoado. Marta o recebeu em casa e logo a narrativa descreve o comportamento das irmãs diante do Mestre. Marta se ocupava com o serviço e as tarefas da casa e Maria ficou aos pés de Jesus escutando-lhe as palavras.

Em defesa das putas: não as comparem com certos políticos!

Nestes tempos conturbados, em que golpe é a palavra do momento, muitos comparam os golpistas, os traidores da democracia, os usurpadores com prostitutas. Alto lá! Mais respeito com aquelas que vivem dignamente exercendo seu trabalho e que também são conhecidas como "mulheres de vida fácil", embora saibamos que nada há de fácil na vida dessas mulheres. Ao contrário de políticos como Eduardo Cunha, Michel Temer, Renan Calheiros e seus seguidores, as prostitutas são, na maioria, pessoas honestas.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Papa quer criar comissão de estudo para ordenar diaconisas

Diaconato é o grau de consagração anterior ao do sacerdócio. Possibilidade já tinha surgido durante o Sínodo dos bispos de 2015.
O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira (12) sua intenção de criar uma comissão que estude a possibilidade de que as mulheres possam ser diaconisas.

Carta de uma prostituta à presidente Dilma Rousseff

Talvez o maior dos legados que tu tenhas nos deixado, querida Dilma, querida Presidenta, seja que nós, as mulheres deste país, hoje sabemos que podemos; minha filha cresceu com uma mulher na Presidência da República, ela sabe que pode.

Gênero se aprende na escola?

 Heloísa Buarque de Almeida, professora de antropologia da USP e especialista em família e diversidade, discute por que o sistema educional deve ensinar gênero aos estudantes.

"O senso comum costuma imaginar que ser homem ou mulher é um dado da natureza. Mas o que precisamos entender é que ser homem ou mulher é aprendido socialmente, culturalmente e tem variações históricas. E gênero é um aprendizado que acontece desde bem cedo. Portanto, é impossível não falar de gênero na escola, pois gênero está em toda a parte", afirma Heloísa.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

“Em momentos de crise aumenta a violência contra as mulheres”

Jornalistas de 27 países reuniram-se em Barcelona para fomentar uma comunicação sem padrões patriarcais. Eles denunciaram os maus tratos informativos, machistas e humilhantes, sofridos pela presidenta Dilma Rousseff. A situação das mulheres refugiadas.

Sucesso na internet com personagem engraçada, jornalista baiana é alvo de racismo

Maíra alega que foi vítima, também, de machismo e teve a honra ofendida

A jornalista Maíra Azevedo, criadora de uma personagem da internet conhecida como Tia Má, prestou queixa na delegacia por racismo. No canal que mantém no Youtube, internautas teriam aproveitado o espaço de comentários de um vídeo para ofender a jornalista. Além de racismo, Maíra alega que foi vítima de comentários machistas e teve a honra ofendida.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Alemanha: imprensa barrada em zona de prostituição

A cidade alemã de Colônia, uma das sedes da Copa do Mundo deste ano, proibiu jornalistas estrangeiros de filmar ou fotografar o distrito de prostituição Geestemuende, como informa Katy Duke [The Guardian, 3/5/06]. O governo alemão construiu boxes em zonas de prostituição em diferentes cidades, nos quais os clientes estacionam seus carros para fazer sexo com as prostitutas – os conhecidos ‘bordéis drive-in’. Tais distritos receberam recentemente atenção da mídia por estar sendo ampliados e reformados por conta da Copa; o interesse repentino afastou clientes e não agradou às prostitutas.

Bispos alertam para catástrofe social no Rio antes dos Jogos

Os bispos da diocese do Rio de Janeiro, liderados pelo arcebispo Dom Orani Tempesta, escreveram uma carta aberta alertando para a "catástrofe social" na cidade antes dos Jogos Olímpicos. "Como pastores, não podemos deixar de nos sentir afetados pelas lágrimas que brotam de tantas situações precárias que atingem, entre outras, as áreas da saúde, educação, alimentação, segurança, moradia, emprego, não recebimento de salários e aposentadorias", escreveram.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A Pastoral de BH realizou emocionante encontro para celebrar o dia das mães

No dia 09 de maio a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, reuniu-se para homenagear todas as mães, pedindo a Deus uma grande bênção para elas,  sejam aquelas que geram ou sejam aquelas que assumem esse papel mesmo não tendo gerado.

Pensamento negativo deixa o corpo mais vulnerável às doenças

Manter-se otimista, mesmo em situações de crise, estresse e dificuldades pode ser uma das formas mais eficientes de cuidar da saúde do corpo como um todo. É o que aponta um estudo promovido pela Universidade de Los Angeles (Ucla), nos Estados Unidos, ao mostrar que os pensamentos pessimistas são capazes de reduzir as células de defesa – diminuindo, consequentemente, as chances de o organismo se livrar dos agentes causadores de doenças.

Refugiadas e Mães: 5 histórias que vão te emocionar

Você provavelmente já sabe, mas não custa repetir: o mundo vive hoje uma das piores crises de refugiados de sua história. Mais afetadas pela situação de vulnerabilidade em que se encontram, as mulheres mais sujeitas à violência do que os homens. Elas correm o risco serem violentadas e estupradas tanto nos conflitos em seus locais de origem quanto no trajeto até os países que irão - ou não - acolhê-las.

Feminismo é ideologia?

Por Joanna Burigo
O nível do debate é raso, e suas táticas, pueris. As feministas dizem que as mulheres não são obrigadas a ser dona de casa? Acusam-nos de obrigar outras mulheres a trabalhar fora. Dizem que ideologia é igual a mau-hálito: quem tem muitas vezes não sabe. Se o feminismo é uma ideologia, estariam as feministas cientes do próprio bafo?

domingo, 8 de maio de 2016

O amor incondicional: para o dia das mães


O dia das mães é a festa do amor incondicional. Elas nos deram a vida, nos acolheram e nos colocaram em seu coração. E de lá nunca mais saímos. Quando desanimados, procuramos o seu seio. Quando rejeitados, sabemos onde encontrar abrigo. No meio do perigo é a palavra “mãe” que pronunciamos. E quando nos despedimos desta vida  é ainda o nome “mãe” que nos vem aos lábios. Ela nos introduzirá no grande Útero da Mãe eterna, de infinita bondade e ternura.

BENÇÃO DA MULHER

Neste dia em que também celebramos o dia das mães, peçamos a benção de Deus Pai-Mãe para todas as mães brasileiras, especialmente para aquelas que estão vivendo momentos mais difíceis.