sábado, 7 de maio de 2016

Mãe - Rubem Alves

"Lugares onde se pode rir são muitos: as festas, os bares, os jantares,
a Disneyworld, com amigos e desconhecidos.
Os risos não necessitam justificativas.
Mas são poucos os lugares onde se pode chorar, sem sentir vergonha,
e sem ter de suportar a tolice dos insensíveis
que desejam transformar o choro em riso:
eles não entendem.
Mãe é o lugar onde se pode chorar sem sentir vergonha.”


Rubem Alves

L'Osservatore Romano e o caderno feminino: uma página virada no Vaticano sobre as mulheres

"Muitas vezes, ainda ficamos no último banco. E de lá observamos a vida da Igreja, sem que a nossa contribuição seja valorizada até o fim. Porém, alguma coisa está mudando. E o fato de que, hoje, para apresentar o novo caderno mensal, está presente o secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, é um sinal, além de bonito, também auspicioso."

sexta-feira, 6 de maio de 2016

A figura poética da prostituta

Estudo investiga o significado da personagem no modernismo brasileiro.

“O que é amar Jesus hoje? É denunciar os corruptos e defraudadores”

Hoje denunciamos: há alguns cardeais e bispos que não merecem um Papa tão necessário e importante como Francisco. A luta de classes é absolutamente inevitável, porque não se pode manter o sofrimento de forma permanente para grande parte da humanidade.  Desde que Jesus Cristo nasceu, o maior inimigo dos seus ensinamentos tem sido o capitalismo” 

"Eu sou mulher, estudante e aqui é a Casa do Povo. Me respeite!", disse a moça ao coronel

A bravura da menina que enfrentou o Coronel Telhada
Na manhã de quarta-feira, Karol Rocha era apenas mais uma das estudantes que participavam da ocupação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ao fim do dia, já tinha virado "a estudante que enfrentou o Coronel Telhada" após viralizar na internet um vídeo em que ela aparece discutindo asperamente com o deputado estadual do PSDB.

Assédio sexual no trabalho: você já passou por isso?


Muitas mulheres passam por assédio sexual no trabalho, mas não sentem segurança para denunciá-lo e quebrar o silêncio. Em muitos casos, a mulher que sofre assédio sexual prefere sair do emprego, porque ficar desempregada e buscar outro trabalho soa como uma opção melhor do que buscar a punição para o assediador. É muito difícil revelar o que está acontecendo quando se tem receio de que não se possa provar ou que ninguém acredite.

Deus e o Brasil -por Frei Betto-

― O que o Senhor achou de tantos deputados acusados de corrupção invocar seu Santo Nome em vão?
 ― Pelo amor de Mim, um horror! Meu Filho se lembrou dos fariseus hipócritas, aquela raça de víboras...

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Francisco em vídeo: "Foi feito muito pouco pelas mulheres desprezadas, marginalizadas e inclusive reduzidas à escravidão”

Vaticano lançou um vídeo onde o Sumo Pontífice apela ao respeito pelas mulheres e lembra que tem sido feito "muito pouco pelas mulheres que se encontram em situações muito duras, desprezadas, marginalizadas e até reduzidas à escravidão".

Negras sofrem preconceito até na prostituição

Mesmo em um grupo risco, as mulheres negras são preteridas e sofrem mais agressões

Do alto de um salto, o olhar amedrontado via um velho Chevrolet verde chegar para oferecer mais do que era esperado. Para a menina de 16 anos que havia fugido de casa, R$ 50 podia representar a solução de seus problemas. A adolescente sentou no banco do passageiro do carro e seguiu para seu primeiro programa. Foi inesquecível, da maneira mais negativa possível.

Não se nasce mulher. Torna-se


Negra, ex-catadora e “favelada”: Você conhece a escritora mineira lida em 14 línguas?

Carolina Maria de Jesus foi cozinheira, empregada doméstica e passou fome. Com dois anos de estudo, escreveu sobre o cotidiano das favelas em contos, poesias e romances.

5 tipos de profissionais do sexo que existiram ao longo da História

Embora hoje em dia as pessoas que se dedicam à prostituição sejam — quase sempre — marginalizadas, nem sempre a atividade foi vista como o produto da falta de oportunidades ou de circunstâncias desfavoráveis. Na verdade, conforme você verá nos exemplos a seguir, a profissão se transformou bastante ao longo da História e, em alguns casos, as profissionais do sexo chegaram a ser incrivelmente influentes e respeitadas. Confira:

quarta-feira, 4 de maio de 2016

6 fatos intrigantes sobre a prostituição que você nem imaginava

Um dos serviços mais comuns e lucrativos ao redor mundo, apesar de ilegal em grande parte dele, a prostituição é a opção de mais de 42 milhões de mulheres ao redor do mundo. Seja por carreira ou por desespero, várias delas fazem fortuna ou passam por histórias de crueldade não imaginadas.

Farra e prostituição. A zona que é a Marcha dos Vereadores em Brasília

Brasília(DF), 27/04/2016 - XIV Marcha dos Vereadores em Brasília - Vereadores bebem e dançam durate o evento no Centro de Convenções Ulisses Guimarães - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Os parlamentares não perderam tempo e se ambientaram rapidamente. Não demorou para descobrirem casas de massagem, bares com prostituição camuflada e até prostíbulos de luxo em pleno coração da capital federal.

“O stalking é um crime de gênero”

Este ano, houve 445 queixas de stalking (assédio persistente), mais 104 do que no ano passado. A maioria das vítimas são mulheres.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Após agressões, mulheres tentam viver a vida, mas sem se livrar dos traumas

Conheça a história de Maria, que foi brutalmente agredida pelo marido, que queria matá-la

Se a vizinha não estivesse no banheiro do apartamento ao lado, se o síndico não tivesse esmurrado a porta, se a mãe não tivesse atendido o telefone, se o irmão não tivesse arrombado o apartamento, se o hospital fosse mais longe, se a faca não fosse lisa… Foram circunstâncias assim que levaram Maria (nome fictício) à vida. 

Violência contra mulher: por dia, 13 são assassinadas no Brasil

Esta é a história de Louise, Jane, Ericamar, Maria Lúcia e Ednalva. Também de Dayli, Neide, Alexsandra, Juliana, Ana Graziella, Maria Lina, Suênia. Esta é a história que se repete, a cada hora, com cinco mulheres no mundo. Esta é a provável história de 500 mil mulheres que, até 2030, terão sido assassinadas por homens, a maioria deles maridos, namorados, amantes, ex-companheiros.

Estátua dedicada às garotas de programa na Holanda

Em Oudekerksplein, ou Praça da Igreja Velha, no coração do distrito da luz vermelha de Amsterdã, existe uma estátua de bronze de uma mulher na entrada de uma igreja. A estátua é chamada Belle, e é o primeiro e único monumento do mundo dedicado as profissionais do sexo.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fechamento de boate faz profissionais do sexo buscarem direitos trabalhistas

O fechamento de uma famosa boate no Rio de Janeiro pode abrir uma nova jurisprudência trabalhista no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Quem garante isso são alguns advogados, depois de dezenas de garotas de programa estarem entrando com ações trabalhistas contra o estabelecimento.

Estas são as melhores respostas à Ana Paula Valadão na campanha que valoriza 'mulher do lar'

No início desta semana, a pastora Elizete Malafaia, esposa de Silas Malafaia, lançou uma campanha para valorizar as "mulheres do lar". No Facebook, Elizete postou uma foto da família Malafaia com as hashtags #FelizPorSerMulherEsposaMãeDoLar e #SouMulherVitoriosa.

domingo, 1 de maio de 2016

Últimos desejos de Jesus


Depois de vinte séculos, por que o medo do futuro nos paralisa? Por que tanto receio diante da sociedade moderna? Há muita gente que tem fome de Jesus. O Papa Francisco é um presente de Deus. Tudo está nos convidando a caminhar em direção a uma Igreja mais fiel a Jesus e a seu Evangelho. Não podemos ficar passivos.