sábado, 30 de abril de 2016

Com apostilas achadas no lixo, Antônia deixou de ser doméstica e se tornou juíza

Ela tinha 12 anos quando começou a trabalhar em um canavial no interior de Minas Gerais. Naquela época, Antônia Maria Faleiros sequer imaginava que um dia se tornaria juíza.

Conheça a aldeia no Senegal em que vivem praticamente só mulheres

Mulheres buscam água em poço em Kiral, no Senegal, outra região atingida pela seca

Visitei a aldeia de Ndiamaguene, no extremo noroeste do Senegal. Se tivesse que dar direções, diria que é a última parada depois da última parada, é a aldeia depois que a estrada pavimentada termina, depois que a de cascalho termina, depois que a trilha no deserto termina. Então vire à esquerda passando o último baobá.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Em discurso, deputado afirma que “mulheres de verdade” não querem ser empoderadas

Ao se colocar contra a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, Flavinho (PSB/SP) disse que, em vez de empoderamento, as mulheres querem ser “cuidadas”. Ele afirmou ainda que as parlamentares feministas não sabem o que é ser “amadas”. Assista ao vídeo

Modelo nórdico de combate à prostituição ganha força pelo mundo

Combate à prostituição tem diferentes abordagens. No Brasil, foco é no enfrentamento ao rufianismo 
- Marcelo Carnaval / Agência O Globo
A lei francesa reacendeu o debate sobre a prostituição e a conveniência de regulá-la ou aboli-la. A Suécia e a França apostam num novo modelo de abolicionismo, que em vez de penalizar as prostitutas – consideradas vítimas sem liberdade de escolha – propõe acabar com o comércio sexual fechando o cerco sobre sua clientela.

Mulheres indígenas e as formas modernas de violência contra a mulher

Cena do Documentário 'As Hiper Mulheres' que mostra um famoso ritual de canto feito apenas por mulheres da tribo indígena Kuikuro. O filme faz parte do projeto 'Vídeo nas Aldeias', criado por Vincent Carelli para introduzir a produção cinematográfica nas aldeias indígenas brasileiras.

A internet chegou as aldeias indígenas. E junto veio a pornografia. Os homens passaram a produzir imagens das mulheres xinguanas e compartilhá-las, sem o consentimento das próprias. O projeto ‘Yamurikumã Na Luta Por Seus Direitos’ tem como objetivo dar voz as mulheres do Xingu e, nesse caso específico, conscientizar os homens sobre os danos provocados pela divulgação de imagens das mulheres nas redes sociais.

Campanha feminista estimula mulheres a ajudarem umas às outras

Para participar, basta fazer uma lista nas redes sociais com serviços gratuitos que você pode oferecer às mulheres.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Praça da Liberdade recebe campanha mundial contra o tráfico humano

O movimento Gift Box foi criado para sensibilizar as pessoas sobre o trafico humano (FOTO: Douglas Magno)

​Foi lançado nesta quarta-feira (27) na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o movimento Gift Box, para fortalecer a rede mundial contra o tráfico humano sensibilizando a população sobre o assunto.

A tragédia do machismo no Brasil: 472 mulheres assassinadas por mês, revela Ipea


Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou a tragédia do machismo no Brasil. Nem a Lei Maria da Penha, implantada em 2007, conseguir evitar o morte violenta de mulheres provocada principalmente por marido, namorado ou familiares.

Suécia 'obriga' homens a serem 'do lar' por três meses após nascimento de filhos

Em muitos países, a ideia da licença-paternidade ainda não vingou. Na Suécia, que incentiva que pais compartilhem com as mães o cuidado com os filhos, uma nova regra torna compulsória a licença-paternidade por pelo menos três meses.

Movimentos de feministas e prostitutas defendem a regulamentação da prostituição

O Seminário Nacional Saúde nas Esquinas que reuniu prostitutas e feministas em Florianópolis/SC, lançou em sua plenária final, a Carta Santa Catarina que marca a união de movimentos em defesa dos direitos das mulheres transgêneros, travestis e prostitutas. Na carta, a Rede Brasileira de Prostitutas e a Rede Feminista de Saúde, realizadoras do encontro, pedem a garantia da inclusão de prostitutas, mulheres travestis e mulheres trans em todos os locais de discussão, assim como a instalação nacional de um debate público para a defesa da regulamentação da prostituição como trabalho. 

quarta-feira, 27 de abril de 2016

2º Encontro das "Filhas da Luta"


Aconteceu ontem (27/04) o segundo encontro do Grupo ”Filhas da Luta”, integrado por mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG) e que debate estratégias para a defesa dos seus direitos no exercício da prostituição.

É proibido pagar por sexo na Suécia, França e outros seis países

Na Suécia, quem paga para ter relações sexuais é um delinquente. O país nórdico foi pioneiro, em 1999, em penalizar os clientes da prostituição, que podem pegar até um ano de cadeia. Esse modelo, apoiado no princípio de que a prostituição é uma forma de violência contra as mulheres – elas são uma esmagadora maioria – e um sinal de desigualdade dos gêneros, tem se expandido pelo mundo. 

Crianças bebiam água do gado em fazenda de deputado flagrada com escravos

Crianças bebiam a mesma água que o gado na fazenda Bonfim, zona rural de Codó, Estado do Maranhão, de onde foram resgatadas sete pessoas de condições análogas às de escravo após denúncia de trabalhadores. Retirada de uma lagoa suja, ela era acondicionada em pequenos potes de barro e consumida sem qualquer tratamento ou filtragem, a não ser a retirada dos girinos que infestavam o lugar. Os empregados também tomavam banho nesta lagoa, e, como não havia instalações sanitárias, utilizavam o mato como banheiro.

Filmes infantis perpetuam estereótipos sociais e de gênero

Pesquisas mostram que as animações legitimam a desigualdade social e dão mais espaço e falas aos personagens masculinos.

terça-feira, 26 de abril de 2016

A Igreja solteira, masculina e hierárquica que fala à família. Entrevista especial com Ivone Gebara

"Na exortação podemos perceber a presença da tolerância para com pessoas consideradas vítimas, mas ao mesmo tempo uma intransigência em relação a teorias e filosofias que abalariam os alicerces do idealismo filosófico católico tão fortemente presente no texto", opina a teóloga.

Crítica a 'bela, recatada e do lar' é intolerante com Brasil 'invisível'

Um artigo sobre a esposa do vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer, publicado pela revista "Veja" e intitulado "Bela, recatada e do lar", provocou uma avalanche de memes e reações na internet. Milhares de mulheres postaram fotos suas em momentos de diversão, ironizando o tom tradicionalista do perfil e afirmando que Marcela não as representaria.

Basta de violência contra a mulher. Basta de naturalizar o machismo!

Temos visto circular nas redes sociais, um vídeo em que o apresentador Ratinho chuta uma caixa de papelão. embaixo da caixa estava a assistente de palco Milene Pavorô. O golpe visivelmente atingiu a moça que saiu do palco bastante constrangida.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Aulas de dança na Pastoral: benefícios terapêuticos

Aproveitando o inicio da segunda edição do curso de danças de salão na Pastoral da Mulher  reproduzimos este artigo do Estado de Minas sobre os benefícios terapêuticos da dança.

Prostituta revela que quatro deputados que homenagearam as esposas pelo ‘sim’ são clientes

Companhia constante de políticos entre terças e quintas-feiras (a tradicional semana parlamentar em Brasília), a loura de 36 anos, estilo mignon e cabelos longos contabiliza entre os seus clientes um placar unanimamente favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Um mergulho na prostituição de luxo do Congresso

Reportagem da revista meiaum e do Brasília 247 revela os meandros do comércio sexual no coração do poder
O negócio da prostituição corre solto nos prédios do Congresso Nacional.  São agenciadas por cafetões de terno e gravata e cortejadas aberta ou discretamente por algumas de Suas Excelências. Não há liturgia do poder que resista. O mais grave é que algumas são pagas com o dinheiro público, contratadas por parlamentares para "trabalhar" em seus gabinetes.

Prostitutas da Venezuela lucram mais com dólar que com sexo

A chegada de um cargueiro de bandeira liberiana e marinheiros ucranianos, árabes e filipinos significa uma coisa para Elena: dólares . E na Venezuela as notas verdes mandam, diz a prostituta de 32 anos de idade.

domingo, 24 de abril de 2016

Amizade dentro da Igreja

A primeira coisa que os discípulos experimentaram é que Jesus os amou como amigos: "Não vos chamo de servos... vos chamo de amigos". Na Igreja temos que nos querer, simplesmente, como amigos e amigas. E, entre amigos, se é cuidadoso com a igualdade, a proximidade e o apoio mútuo. Ninguém está acima de ninguém. Nenhum amigo é senhor de seus amigos.