quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Grito dos Excluídos em Belo Horizonte - 7 de setembro

Em Belo Horizonte, pastorais, movimentos sociais e entidades participam do 22º Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro. Este ano, o evento traz o tema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”. A organização pretende debater situações atuais do contexto brasileiro.
Programação:
9h - Concentração na Praça Raul Soares (Centro de Belo Horizonte)


A 22ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que vai ocorrer nesta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, em várias cidades brasileiras, pretende convocar a população para resistir à retirada de direitos sociais que se anunciam com a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, por decisão do Senado, que consumou o golpe, na última quarta-feira (31 de agosto).  Este é um grito que deve alertar o povo sobre a gravidade da situação, a necessidade de lutar.
O lema deste ano do Grito dos Excluídos está baseado na fala do Papa Francisco, em encontro com movimentos sociais na Bolívia, no ano passado: "Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata". A frase trata dos problemas sociais e ambientais do modelo capitalista de produção. Durante toda a próxima semana vão ocorrer atividades referentes ao evento, em centenas de cidades de 24 estados, pelo Brasil. Em Belo Horizonte, o Grito dos Excluídos e das Excluídas vai se reunir às 9 horas, na Praça Raul Soares, Centro da cidade. Por volta das 11 horas, será realizada uma marcha pela Região Central.
O tema principal do grito, ano após ano, tem sido a defesa da vida. Nesta edição, procura-se evidenciar a defesa da "vida em primeiro lugar". "Nos preparamos para um momento difícil de enfrentamento com um sistema que põe a vida em último lugar", ressaltou Soniamara Maranhão, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Segundo ela, o objetivo do Grito dos Excluídos segue sendo construir um projeto popular de país, sobretudo "para enfrentar os golpes que ainda virão".
Ela avalia que o golpe consolidado na semana passada vai levar a perdas de direitos históricos da população, ampliando os excluídos. Além disso, o novo governo já anunciou a intenção de privatizar estatais e bens públicos, assim como realizar reformas na Previdência social e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que não vão beneficiar a população.
Questionado sobre a violenta repressão policial que tem ocorrido contra os movimentos sociais críticos à derrubada da presidenta Dilma Rousseff, o coordenador nacional do Grito Ari Alberti ponderou que a repressão não é novidade e ocorreu em edições anteriores do evento. Considerou grave, no entanto, a forma como Temer expressou que vai tratar os críticos do golpe e de seu governo. "Ele deixou claro que não vai deixar barato. Mas o que vamos fazer? Não podemos ficar em casa esperando algo mudar", disse e chamou a imprensa à responsabilidade, pedindo que "exponha fatos e não versões".
Mais um Grito se Aproxima. Venha participar conosco! Traga seu grito, sua faixa.
22° Grito dos Excluídos e das Excluídas
Data: 7 de setembro
Horário: 9 horas
Concentração: Praça Raul Soares – Centro – Belo Horizonte (MG)
Estaremos em luta por:
. Direito a comunicação e a cultura
. Soberania popular sobre a mineração
. Reforma do sistema político
. Em defesa dos direitos dos trabalhadores
. Fora Temer! Não reconhecemos governo golpista!
Contaremos com intervenções político culturais durante a marcha.

Participe. Sua presença é muito importante!

Nenhum comentário: