sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Encontro de Mulheres "Filhas da Luta"


Nos dias 14,15 e 16 de setembro, mulheres acompanhadas pelos Projetos Oblatas de Belo Horizonte (MG) , Salvador (BA) e Juazeiro(BA) se reuniram em Belo Horizonte para partilhar experiências e debater a situação das mulheres que exercem na prostituição nessas cidades.

O encontro aconteceu no Recanto de Assis,  empreendimento da Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot , e espaço privilegiado para retiros,  eventos ou reuniões, na região da Pampulha.  A equipe que dirige a Casa e as próprias instalações propiciaram um ambiente confortável e  aconchegante.





As diferentes Unidades  Oblatas ( Projeto Força Feminina em Salvador, Pastoral da Mulher de Juazeiro, e Projeto Oblata Diálogos peal Liberdade de BH, com o apoio do Projeto Antônia de SP0 se esforçaram ao longo do ano por promover durante este ano a conscientização sobre a defesa dos direitos das mulheres que exercem a prostituição .  Este Encontro teve por objetivo partilhar as diferentes experiências e reivindicações e iniciar uma articulação das mulheres dessas Unidades.



A animadora Rose Brincante nos ajudou, com suas dinâmicas e espirito lúdico, a que a partilha de experiências fosse mais intensa e, ao mesmo tempo, descontraída. Unindo espiritualidade,  música, brincadeiras, reflexões e espiritualidade , Rose ajudou às participantes a redescobrir a força interior de cada uma, a dignidade inquebrantável que tem, e a necessidade da união e do  cuidado e o respeito por uma mesma e pelas outras.



Todas elas expuseram a vulneração de direitos básicos (direito à integridade física, moral, educação, saúde...) desde os primeiros anos de vida, e  a existência de constantes discriminações e preconceito que sofrem pelo fato de ser profissionais do sexo. As principais reivindicações que realizaram se referiam à segurança, à maior higiene e limpeza nos estabelecimentos onde trabalham , à necessidade de serem respeitadas tanto pelos funcionários dos serviços públicos (Policia, Saúde, etc.) quanto pelos funcionários dos horteis onde desenvolvem sua atividade.



O dia 16 , já na sede do Projeto oblata Diálogos pela liberdade, tivemos uma reunião com representantes de diferentes entidades públicas: Delegacia Especializada da Mulher ( Policia Civil), Conselho dos Direitos da Mulher, Consorcio das Mulheres das Gerais, Secretaria dos Direitos Humanos Estadual e Municipal, etc. A sensibilização social e dos órgãos públicos, assim como a necessidade de realizar uma Audiência Publica na ALMG sobre este tema foram alguns dos encaminhamentos.

Nenhum comentário: