sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Até quando? Série questiona silenciamento e impunidade em casos de violência sexual

Série propõe discussão sobre a impunidade de crimes de violência sexual. “É uma discussão que precisa acontecer”, explica a autora Yana Mazurkevich (Foto: Yana Mazurkevich)
Todo mundo conhece alguém que, em algum momento da vida, foi vítima de um episódio de assédio e abuso sexual. O rastro destes números, apesar de silencioso, é desolador; é a prova cruel e implacável de que este tipo de violência pode chegar a qualquer pessoa, a qualquer momento. Essa é a mensagem do projeto “It Happens”, uma série lançada na plataforma Current Solunts que alerta para o perigo da impunidade e do silêncio em relação aos casos de violência sexual. Nós precisamos falar sobre isso, cada vez mais.


Yana Mazurkevich, uma estudante de 21 anos dos EUA, está por trás dos retratos. Para ela, é hora de dar voz às vítimas e mostrar que os únicos responsáveis por essa equação violenta são os agressores e abusadores, fim de papo. O lançamento da série acompanha a notícia da libertação de Brock Turner, um estudante da prestigiada Universidade de Standford, acusado pelo estupro de uma mulher inconsciente e outros três episódios de abuso sexual. Ele precisou cumprir uma pena de apenas 3 meses.

“Isso acontece com pessoas de verdade, conhecidas ou não, próximas a você. É uma discussão que precisa existir, está acontecendo bem na nossa frente. O fato da série ganhar tanta repercussão só mostra como a violência sexual ainda é um tópico esquecido e menosprezado”, acredita Yana. As fotos, algumas um pouco mais explícitas, conseguem passar o terror no semblante das vítimas. Elas estão ali, congeladas e petrificadas pela violência.

Fonte: Agência Patrícia Galvão

Nenhum comentário: