sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Estudante de direito sumiu há 8 dias e família acredita que jovem foi traficada

Sabrina Aciole sumiu há 8 dias e família acredita que jovem foi traficada
O secretário de Direitos Humanos (Sejudh), Nilson Mourão, disse que o Acre está na rota de uma rede internacional de tráfico de pessoas. O assunto voltou a ser discutido após o desaparecimento da estudante de direito Sabrina Lima Aciole, de 17 anos, que sumiu há 8 dias. A família acredita que a jovem possa ter sido traficada. A Polícia Civil investiga o caso e diz que ainda é prematuro afirmar que Sabrina foi vítima de tráfico.

No Acre, os casos de tráfico são analisados também pela Sejudh, que possui um Departamento de Refugiados e Tráfico de Pessoas que atua junto com o Comitê Estadual de Tráfico de Pessoas.  Segundo Mourão, denúncias desse tipo de crime são constantemente recebidas pelo órgão.
"Os familiares nos procuram e normalmente a mãe expõe o caso. Nós tomamos nota de todas as informações, e, dependendo do caso, apuramos. Se for necessário entrar em contato com as nossas embaixadas nós entramos  e se for necessário falar diretamente com organizações ligadas a igreja, entramos em contato e vamos buscando as informações até chegar nas pessoas", explica.
O secretário acredita que o estado é uma das rotas existentes na América Latina de tráfico de pessoas. "O circuito é pouco variado. Ou segue a rota do sul, e de lá para Europa, ou a rota da Bolívia seguindo para o Chile e então para Europa, são esses os circuitos mais importantes", relata.

Investigação
Os casos são investigados pela polícia. No caso de Sabrina, a família registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia da 3ª Regional, localizada no bairro Sobral, em Rio Branco. A secretaria, por meio do departamento, realiza atividades de orientação quanto às práticas dessas quadrilhas.
"Fazemos pitstop no aeroporto, na rodoviária, no município de Brasileia e nas áreas de fronteira, mas, mesmo assim esses fatos ocorrem. Algumas [vítimas] têm dificuldade de esclarecimento e até contam com o apoio da própria família e muitas vezes é um desejo das jovens. Estamos tratando de meninas, essas que são o objetivo fundamental, elas recebem promessas de ganhar muito dinheiro, de viajar pela Europa", explica.

No caso da jovem Sabrina, a Sejudh acompanha as investigações da Polícia Civil. "Essa pesquisa mais intensiva e mais complexa é feita pela Policia Federal (PF) e Polícia Civil. A informação que temos é que eles estão buscando todas as informações e que Porto Velho (RO) já está notificada e fazem buscas pela menina", disse.
 
O Secretário deixa um alerta para que os pais de jovens desconfiem de propostas de dinheiro fácil. "Quando ocorrerem propostas muito sedutoras, fáceis e com muito dinheiro, para viajar para muito longe, é claro que se trata de sedução dessas pessoas para que entrem nesse circuito de tráfico. No início as meninas ficam aparentemente felizes, e em seguida se dão conta que estão na verdade escravizadas", finaliza.


Fonte: G1 Globo (Colaborou Luizio Oliveira, da Rede Amazônica Acre.)

Nenhum comentário: