sábado, 19 de dezembro de 2015

A reprodução das desigualdades de gênero e raça nos contos de fadas

O presente artigo visa trazer alguns elementos para discussão acerca do sexismo e racismo implícitos nos contos de fadas com recorte para as princesas Cinderela e Tiana, haja vista que a primeira é uma personagem clássica conhecida há mais de meio século, contribuindo para imprimir na menina paradigmas de comportamento e beleza. Tiana, a primeira princesa negra dos estúdios Disney é pobre, trabalhadora e passa a maior parte do filme como rã impedindo que as meninas negras se identifiquem com a personagem.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O presépio

A contemplação de uma criancinha amansa o universo. O Natal anuncia que o universo é o berço de uma criança.

"Só podia ser mulher!"

Ainda uma motorista insegura, passei por algumas situações ocasionadas por falhas minhas, decorrentes da minha falta de experiência. Qual mulher em situação similar nunca ouviu as seguintes frases: "Só podia ser mulher!", "Volta pra cozinha!" e "Ê, Dona Maria!"? .  Esse tipo de julgamento afeta potencialmente a segurança das motoristas, fazendo com que elas mesmas interiorizem esse machismo e apliquem no seu dia-a-dia, repetindo essas ofensas contra outras motoristas.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Festa Natalina na Pastoral da Mulher

Aconteceu ontem (16/12/2015), no Cantinho da Paz, a Festa de Natal promovida pela Pastoral da Mulher de BH/ Unidade Oblata em MG.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Tráfico de seres humanos. Às vezes o perigo está na família e nos amigos

Uma das mulheres que reside num centro de acolhimento para proteção de vítimas de tráfico de seres humanos, gerido pela APAV
Muitas das histórias que ouvimos falar sobre o tráfico de seres humanos estão relacionadas com os familiares e amigos. A Associação Portuguesa de Apoio às Vítimas gere um acolhimento para a proteção das vítimas destas histórias

Machismo invisível?

 O que está na hora de acontecer é esses homens ficarem mais cientes das atitudes e das coisas que falam e colocar na balança as consequências de cada palavra.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Estigma, gênero e prostituição

O reflexo histórico da sucessão de fatos que associaram a prostituição à disseminação de doenças transmitidas pelo sexo ainda mantém, na construção do senso comum, a representação da trabalhadora sexual como uma mulher desprovida de alguns dos traços mais distintivos do gênero feminino.

Pesquisando a prostituição com as prostitutas

Se o feminismo procura reconstruir as histórias das mulheres na sociedade, a luta das prostitutas é também uma luta feminista. 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Mulheres são exploradas sexualmente em 66% dos casos de tráfico de pessoas

Um documento redigido pela instituição religiosa União Internacional das Superiores Gerais (UISG) cita o testemunho de um aliciador canadense dado à uma revista local. Ele diz preferir “mil vezes vender uma mulher a vender armas ou drogas, pois armas e drogas a gente só vende uma vez, ao passo que a mulher a gente vende e revende até ela morrer de AIDS, ficar louca ou se matar”.

“O que acontece às trabalhadoras sexuais quando envelhecem?”

Esta foi a pergunta que a fotógrafa francesa Bénédicte Desrus fez a si própria quando uma reportagem a levou até à Casa Xochiquetzal, para fazer o retrato da mentora do espaço, Carmen Muñoz. As mulheres e as histórias de vida que lá encontrou nunca mais lhe saíram da cabeça e foi assim que nasceu o projeto “Las Amorosas Más Bravas”, que resultou num livro verdadeiramente comovente.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Que podemos fazer?

A pregação do Batista sacudiu a consciência de muitos. Aquele profeta do deserto dizia-lhes em voz alta o que eles sentiam no seu coração: era necessário mudar, voltar a Deus, preparar-se para acolher o Messias. Alguns se aproximavam d’Ele com esta pregunta: Que podemos fazer?

Mulheres viraram empresárias para mudar a vida de minorias

A própria condição motivou Carolina Ignarra (à esquerda) a criar a consultoria em 2008
O Brasil é um país de empreendedores. Um estudo do Data Popular aponta que três em cada 10 brasileiros pensam em ser patrões.