sábado, 5 de dezembro de 2015

Gâmbia, na África, proíbe mutilação genital feminina

Imagem usada em campanha circulada na Europa em combate à mutilação genital  (Foto: divulgação)
País africano ostenta um dos maiores índices de vítimas do procedimento, principalmente entre mulheres entre os 15 e 49 anos, segundo Unicef.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

"Recebia bilhetes dos professores me chamando para sair"

Juliana de Faria, criadora do grupo que lançou a campanha #primeiroassedio, relata o assédio que sofria dentro da escola (Foto: Edu Lopes/Click de Gente/ÉPOCA, Produção Daniele Verillo, Makeup Adilson Vital)
Juliana de Faria, criadora do grupo que lançou a campanha #primeiroassedio, relata o assédio que sofria dentro da escola.

Mulheres que protagonizam a luta por direitos na prostituição

Cida Vieira
O Projeto Diálogos pela Liberdade dá voz às mulheres que exercem a prostituição e  abre espaço para ouvirmos delas quais são seus maiores desafios e de que forma eles podem ser enfrentados.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A rota do tráfico de pessoas é a rota do dinheiro

A Lei Áurea extinguiu em 1888 o trabalho escravo no Brasil. A partir da assinatura feita pela princesa Isabel, a exploração do homem pelo homem deixou de ter o aval do Estado brasileiro. Em 320 anos, o Brasil traficou cerca de 3,5 milhões de pessoas - a imensa maioria negros vindos da África, além dos índios que já habitavam o País quando ele foi descoberto. Porém, o tráfico de seres humanos, não legalizado, continua tornando pessoas em produtos.

Brasil é 5º país com maior taxa de homicídio de mulheres



Entre 2003 e 2013, o número de mulheres mortas em condições violentas passou de 3.937 para 4.762, registrando um aumento de 21% na década. Somente em 2013, foram registradas 4.762 mortes de mulheres – o que representa 13 homicídios femininos por dia.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Hadiqa Bashir: Esta garota de 14 anos está lutando contra o casamento infantil no Paquistão

A garota tem 14 anos e vive no Paquistão. Ela soube dos perigos do casamento infantil quando tinha apenas 10.
 "Uma das minhas colegas de classe se casou quando estávamos na sexta série", disse ela, em uma entrevista à BBC. "No início, estávamos todos felizes, mas então eu vi como minha amiga sofreu. Percebi que muitas outras meninas vão sofrer como ela. É por isso que eu comecei minha campanha."

Voltamos para a 4ª série? A escola precisa falar de igualdade de gênero

Há algum tempo tenho me perguntado o porquê de estimularmos em nossas crianças as brincadeiras do tipo "meninos contra meninas". Por que não variar, misturar grupos; promover diferentes tipos de disputas não só baseadas no gênero das crianças?

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

#Meuamigosecreto: mulheres fazem campanha para denunciar “amigos” machistas

Mulheres de todas as partes do Brasil aproveitaram o fim de ano, época da tradicional brincadeira do Amigo Oculto, para denunciar pessoas de seus convívios sociais que, para elas, têm comportamento machista. Pela tag #meuamigosecreto, elas se uniram nas redes sociais para relatar, por exemplo, casos de discriminação, racismo e homofobia.

Dia Mundial de Luta contra a Aids |

O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento, além de demonstrar o esforço mundial para a conscientização e solidariedade com as pessoas que vivem com HIV.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Traficada? : vídeo animação como recurso para alertar sobre o tráfico de pessoas


A Rede Um Grito pela Vida, por meio do Projeto Caminhos de Liberdade, está produzindo um vídeo para alertar e sensibilizar a sociedade sobre o Tráfico de Pessoas para fins de exploração sexual. 

Cultura do silenciamento prevalece nos casos de violência contra crianças e adolescentes

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o crime de negligência foi a principal forma de violência contra crianças e adolescentes até o momento em 2015, concentrando 76,35% de todas as denúncias realizadas pelo Disque 100, serviço de denúncias anônimas. No total, foram 42.114 ligações realizadas para denunciarem crimes contra essa população, até junho de 2015. O montante é 14% menor do que os registros do mesmo período, em 2014, mas essa não é necessariamente uma notícia boa.

domingo, 29 de novembro de 2015

INDIGNAÇÃO E ESPERANÇA

Jesus foi um criador incansável de esperança. Toda a sua existência consistiu em contagiar os outros com a esperança que ele mesmo vivia a partir do mais profundo de seu ser. Hoje escutamos o seu grito de alerta: "Reanimai-vos, levantai vossa cabeça; aproxima-se vossa libertação".