sábado, 17 de outubro de 2015

Cerca de 350 mil adolescentes foram infectadas pelo HIV em 2014

No Dia Internacional da Menina, Nações Unidas estão pedindo aos países mais investimentos na saúde das garotas; secretário-geral afirma que meninas e adolescentes precisam estar protegidas da Aids e da gravidez indesejada.

Smartphones estão arruinando nossa capacidade de conversar e de sentir empatia

O telefone reduz nossa paciência; queremos tudo agora. Deveríamos passar mais tempo com nossos próprios pensamentos,  deveríamos parar de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Deveríamos usar a função "não perturbe" de nossos celulares e nos permitir momentos desconectados. Seguir a "regra dos sete minutos", em que você permite que uma conversa se desdobre naturalmente, incluindo seus silêncios necessários.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Nove em cada dez mulheres agredidas pelos companheiros sofrem caladas

Cultura machista e medo da denúncia agravam o problema, diz representante da ONU
Todos os dias casos de agressões físicas e assassinatos de mulheres por seus companheiros estampam o noticiário policial. Recentemente, um deles ganhou grande repercussão e trouxe à tona a discussão sobre a urgência de se combater essa realidade no Brasil: a fisioculturista Renata Muggiati caiu da janela do apartamento onde morava, no 31ºandar, em Curitiba. O laudo necroscópico apontou o namorado dela como o principal suspeito do crime.

O poder da paridade: o mundo seria muito mais rico se mais mulheres tivessem empregos remunerados

A comediante Joan Rivers, que morreu no ano passado, não permitia que as tarefas domésticas atrapalhassem sua carreira artística. “Detesto esse negócio de ficar arrumando a casa”, caçoava ela. “Você faz a cama, lava a louça e, seis meses depois, tem de começar tudo de novo.”

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mulheres estão em pior situação do que os homens nos presídios, afirma pesquisadora

Pretas, pardas, jovens, mães, com baixa escolaridade e condenadas por tráfico de drogas. Este é o perfil predominante das mulheres encarceradas no Brasil, segundo constata a pesquisadora e antropóloga Débora Diniz, do Anis Instituto de Bioética, autora do livro "Cadeia: relatos sobre mulheres”. 

Polícia prende traficante internacional de pessoas para prostituição no Rio

Mulher já havia sido condenada pela Justiça de Goiás, em 2008. Míriam Cypriano foi localizada no bairro do Flamengo, Zona Sul.

Os comerciais que reforçam o poder feminino são o novo front da publicidade

Propagandas que estimulam a igualdade de gênero ganham espaço. Uma pesquisa inédita revela como o sexismo ainda se insinua.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Voluntárias de todo o país se unem para mandar cartas a mulheres vítimas de abuso

Daniela Paiva, Cristiane Damacena, com o livro, e Daniela Duarte (Foto: Daniela Duarte/Arquivo pessoal) 
Mensagens de apoio e ilustrações são feitas por voluntárias de todo o país. Ação faz parte de projeto de envio de recados positivos entre mulheres.

Oficinas de reciclagem: Blocos de notas ecológicos

As oficinas de Maria Reciclona nos trazem de novo Ótimas ideias para reciclar objetos e materiais.

Consumo e denúncias em redes sociais fazem cervejarias repensarem propagandas machistas

Marcas acordam para público feminino e criam comerciais sem conotação sensual, em que elas são protagonistas.  Nas redes sociais e nos bares, grupos investem contra machismo e preconceito sobre o que é “bebida de mulher”. Ela pede ao garçom uma cerveja. Ele escolhe um suco de laranja sem açúcar. Minutos depois, volta o garçom apressado. Serve a cerveja a ele. A ela entrega o suco.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Garota de programa morre de forma misteriosa na zona oeste

Uma garota de programa foi encontrada morta dentro do carro dela na rua Camargo, no Butantã, zona oeste de São Paulo, por volta das 21h desta segunda-feira (12).

Problemas que dificultam o empoderamento feminino

Como ser uma profissional bem-sucedida em um mundo onde os afazeres domésticos são vistos como tarefas exclusivamente femininas?

Cultura machista dá origem à agressividade dos homens

Assédio é diário, em todo lugar e constrangedor para as vítimas, que mudam a rotina para evitá-lo.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Maria negra Aparecida

Em uma sociedade escravocrata colonizada pelo reino de Portugal, no qual reis e rainhas eram todos brancos, disseminar a devoção a uma negra, rainha do céu, mãe de Deus, constituía uma forma de afirmar a dignidade das escravas vítimas da luxúria e da crueldade de seus senhores.

domingo, 11 de outubro de 2015

Uma coisa nos falta

O ser humano melhor sucedido não é, como às vezes se pensa, aquele que consegue acumular mais quantidade de dinheiro, mas quem sabe conviver melhor e de maneira mais fraterna.