sábado, 5 de setembro de 2015

Leonardo Boff, sobre o Papa e o aborto: “Uma vez aberta a porta, já não se fecha”

“A doutrina católica é uma invenção de teólogos. Cada época elabora sua teologia. Porém, há valores que marcam uma ruptura. Ou seja: aqui começa algo novo. E este Papa vive essa ruptura”, afirma o teólogo brasileiro Leonardo Boff. A permissão temporal concedida pelo papa Francisco para que os sacerdotes perdoem mulheres que tenham abortado supõe “abrir uma porta” que “já não se fecha” para a Igreja católica, afirmou Boff.

Coleção infantil ‘Antiprincesas’ conta histórias de mulheres inspiradoras

“Conhecemos muitas histórias de grandes homens, mas não tanto de grandes mulheres. Sim, conhecemos algumas princesas, mas elas estão longe de nossa realidade, vivendo em castelos enormes e frios”. 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Os direitos das prostitutas : a situação no Peru

Angela Villón Bustamante, líder do Movimento das Trabalhadoras Sexuais do Peru
Angela Villón Bustamante é presidenta do Movimento de Trabalhadoras Sexuais do Peru, organização fundada em 2009, que agrupa organizações de trabalhadoras sexuais de distintas regiões do país e que faz, por sua vez, parte da Plataforma Latino-Americana de Pessoas que Exercem o Trabalho Sexual (Plaperts), constituída em 2010 e integrada por organizações do Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru.

Com quantos paus se constrói um estuprador-universitário


 Nenhum garoto nasce com ganas de violar. O comportamento não pode ser atribuído à natureza masculina, ao instinto primitivo, à força da biologia. Ou todos os homens, sem exceção, estuprariam. Um estuprador é fabricado.

O nome dele era Aylan Kurdi e tinha apenas 3 anos de idade

"Muitas imagens já me chocaram, mas por alguma razão, talvez pela proximidade da idade dos meus filhos, não sei, esta imagem me chocou e me incomodou. Ela me tirou um ânimo, me deixou sem coragem e sem crença, algo estranho, pois foi capaz de atacar a nossa (a minha) fragilidade. Ela nos deixou nus e sem reação. Ninguém acolheu o menino, ninguém o tocou, apenas as águas frias da praia, que suavemente o abraçavam e lavavam do seu rosto as lágrimas de uma face sofrida, sentida e já sem esperança",

Feminismo muçulmano. O que o Islã realmente diz sobre as mulheres

Alaa Murabit, jovem médica e ativista em prol da paz e dos direitos das mulheres
 Jovem médica e ativista de causas humanitárias, sobretudo as que lutam pelos direitos das mulheres no mundo islâmico, Alaa Murabit explica como tem alcançado resultados tão bons: Usando os próprios ensinamentos de igualdade de gênero contidos no islamismo original.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Grito dos Excluídos: nenhum/a trabalhador/a sem direitos


O Grito dos Excluídos/as, que se realiza anualmente no dia 7 de setembro em todo o Brasil, chega a sua 21ª edição. Em 2015, o lema questiona “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” e chama a atenção para a situação de violência que afeta sobretudo as juventudes das periferias, bem como alerta para o poder que os meios de comunicação exercem na manipulação da sociedade.

Tumblr "Liga das Heroínas" denuncia machismo na publicidade

Vocês devem ter visto nossa matéria sobre o Tumblr "Liga da Criação", que homenageia com bom humor os grandes publicitários do mercado brasileiro. Mas nem só de homens, únicos heróis representados na página, vive a propaganda.

Um, dois, três, o machismo da vez

Uma das coisas mais maravilhosas do machismo é que ele possui diversas roupas adequadas a cada ocasião. O machismo descarado dos vestiários pós futebol não se manifesta da mesma maneira que o machismo hipster de óculos de aro grosso e barras de calças dobradas chamando as mulheres de falsianes e periguetes, que não se manifesta da mesma maneira que o machismo institucional, engravatado que a pretexto de nos proteger nos silencia e invisibiliza.

Audiência pública analisa grave quadro do tráfico de pessoas no Brasil

Nunca houve tantas pessoas no mundo em situação de escravidão. Não há nação inocente: se uma vende, outra compra. A rota do tráfico é a da grana, ou seja, das regiões pobres do planeta para as ricas. O pano de fundo de tudo isso é o processo injusto de concentração de riqueza. Temos que desmanchar tabus se quisermos enfrentar a situação.

Juiz condena Odebrecht por trabalho escravo e tráfico de pessoas em Angola

Área externa do refeitório de obra da Odebrecht em Angola; juiz diz que condições de trabalho enquadram empresas rés no crime de "redução à condição análoga à de escravos (Foto: Arquivo pessoal/BBC Brasil)
A Justiça do Trabalho brasileira condenou a construtora Odebrecht e duas de suas subsidiárias por promover tráfico de pessoas e manter trabalhadores em condições análogas à escravidão na construção de uma usina de açúcar e etanol em Angola.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Após agressão a mulheres, Dado Dolabella se declara “feminista”

 
Dolabella é uma figura bastante comentada quando o assunto é violência contra a mulher. Ele já foi acusado de agressão mais de uma vez pelas ex-namoradas Luana Piovani, Eliza Joenck e Viviane Sarahyba. Nesta semana, o ator provocou polêmica ao se declarar ‘feminista’ e  atribuir o comportamento agressivo à alimentação, que resolveu mudar recentemente ao se tornar vegetariano

A luta das mulheres trans para serem amparadas pela Lei Maria da Penha

Valeryah Rodriguez, vítima de violência doméstica durante quatro anos. / VICTOR MORIYAMA
Lei quer acabar com "dupla vulnerabilidade" das pessoas transgêneras vítimas de violência.

Papa Francisco concede perdão às mulheres que fizeram aborto

O papa Francisco, na praça de São Pedro do Vaticano. / ALESSANDRA TARANTINO (AP)

Bergoglio: “Sei que é um drama existencial e moral. Muitas têm uma cicatriz no coração”. 

A Igreja Católica é  a mais severa em relação ao aborto.  O gesto do Papa de falar de aborto em sua campanha de misericórdia merece aplausos, mas ainda é pouco.

Trabalhadoras relatam casos de machismo e abuso durante atuação em ONGs humanitárias

Franciane Fardin, enfermeira que já atuou pelo MSF, dá palestra no norte da Amazônia sobre prevenção e cuidados para mulheres

Uma em cada três mulheres sofre algum tipo de violência de gênero durante sua vida, enquanto aproximadamente 120 milhões de mulheres são agredidas sexualmente ou violentadas antes de chegarem aos 20 anos, segundo dados das Nações Unidas. Mulheres que estão na linha de frente da defesa dos direitos humanos ao redor do mundo, em zonas de conflito ou regiões extremamente vulneráveis, não estão fora destas estatísticas.

Estado tem que obrigar homens a assumir mais tarefas dentro de casa, diz economista feminista

Corina Rodríguez Enríquez: “Queremos que os homens cuidem mais, portanto, necessitamos que eles trabalhem menos” (Foto: Arquivo Pessoal)
Para Corina Rodríguez Enríquez, não basta remunerar atividades domésticas a quem as executa: é preciso ações afirmativas que permitam às mulheres ocupar as mesmas posições dos homens.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

A ex-doméstica que apostou no cabelo crespo e hoje tem seu império

A máxima para um empreendedor de sucesso é ter a coragem para apostar em algo que, até então, ninguém dava valor. No caso da carioca Heloisa Assis, o que ela queria mostrar ao mundo era a beleza do cabelo natural, algo impensável 20 anos atrás, quando a premissa era "chapar" quaisquer madeixas.

Prostituição, mercado do prazer e da sobrevivência


Construir uma carreira profissional, enriquecer o curriculum com ótimas referências e estar bem financeiramente são objetivos de vida a serem conquistados por muitas pessoas. Trabalhar nas ruas não é um sonho e muito menos uma projeção de vida, porém, por motivos diversos, muitos acabam tendendo para esse caminho. A falta de oportunidade no mercado de trabalho tem sido um dos principais fatores que levam homens, mulheres e travestis à prostituição.

Política da Anistia Internacional para proteger os direitos humanos de trabalhadores e trabalhadoras sexuais

1. Por que a AI necessita de uma política para proteger os direitos humanos dos trabalhadores e trabalhadoras sexuais?
Os trabalhadores e as trabalhadoras sexuais são um dos grupos mais marginalizados do mundo. Em muitos países se veem ameaçados por toda uma série de abusos, como estupro, agressão, tráfico de pessoas, extorsão, remoção forçada e discriminação, e são muitas vezes excluídos do acesso a serviços de saúde. 

Trabalhadores do sexo apoiam proposta para descriminalizar o trabalho sexual

A Anistia Internacional apresentou uma nova resolução para descriminalizar o comércio sexual consensual. A proposta foi acolhida por reações diversas. Muitos dos debates da Anistia Internacional sobre a proposta de proteção dos direitos humanos de trabalhadores sexuais não tiveram a participação dos principais interessados.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Em Minas, média mensal é de 47 mulheres mortas no 1º semestre

Maior incidência ocorre entre as mulheres que têm Ensino Fundamental incompleto (23%), as que são apenas alfabetizadas (21%), as com Ensino Fundamental completo (9%) e as com Ensino Médio incompleto (9%).

Pesquisadora aponta violência de gênero em novela

A TV, e particularmente as novelas, não inventam comportamentos e valores, mas reproduzem os que lhes convém focar. E, com isso, amplificam o seu alcance – transformando-os em moda ou contribuem fortemente para a sua naturalização e multiplicação na cultura.

O machismo como arma de destruição em massa das mulheres

por Luiz Flávio Gomes
Em 2013, 12 mulheres foram assassinadas diariamente no Brasil (Datasus). Calcula-se que em 2015 esse número possa chegar a 15. Sete de cada 10 óbitos decorre de violência de gênero (o macho se sente proprietário da mulher – do seu corpo -, podendo fazer com ele o que bem entender). 

El Salvador: trabalhadoras sexuais buscam dignificar seu ofício

Marginalizadas, discriminadas, estigmatizadas e aborrecidas, as pessoas que exercem o trabalho sexual não têm outra opção do que levar em silêncio as constantes violações aos seus direitos. Mais cedo do que tarde, um organismo em El Salvador pretende transformar essa história.

Deixa ela em paz: coletivo sai às ruas para espalhar mensagens contra o machismo

Cartazes foram já foram colados em ruas, muros e postes do Rio de Janeiro, Recife e Caruaru.

domingo, 30 de agosto de 2015

Não nos agarramos a tradições humanas

Seria hoje um grave erro que a Igreja ficasse prisioneira de tradições humanas dos nossos antepassados, quando tudo nos está a chamar a uma conversão profunda a Jesus Cristo, nosso único Mestre e Senhor. O que nos deve preocupar não é conservar intacto o passado, mas fazer o possível para o nascimento de uma Igreja e de comunidades cristãs capazes de reproduzir com fidelidade o Evangelho e de actualizar o projecto do reino de Deus na sociedade contemporânea.

O que de fato estamos fazendo pelo outro?

Se quisermos estar sempre cercados por pessoas do bem a maneira mais efetiva é procurar sempre fazer o bem e, assim, colher o melhor lado do outro.