sábado, 13 de junho de 2015

Mãe: modo de usar

Tire suas dúvidas sobre como aproveitar da melhor maneira possível a pessoa que criou você
1) Mantenha sempre ao alcance das crianças. A proximidade entre mães e filhos é a tecnologia capaz de garantir uma engenharia psíquica complexa, que proporciona reações químicas invisíveis aos olhos, mas essenciais ao coração de ambos.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Direitos trabalhistas para as mulheres que exercem a prostituição?

A sociedade brasileira sempre teve uma atitude dupla e ambígua com relação à prostituição:  por uma parte aceita sua existência e até usufrui, por outra parte rejeita o seu reconhecimento. Por isso, apesar de ser um fenômeno amplamente consumido em nosso país, a legislação praticamente guarda silêncio, especialmente no relativo à garantia de direitos das profissionais do sexo. 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A publicidade das rainhas do lar e dos homens incompetentes

Outro dia, enquanto assistia televisão, vi uma propaganda de gás de cozinha. Prestei atenção porque nunca tinha visto aquela, onde aparecem apenas inúmeras mulheres cozinhando e no fim o slogan da marca. Fiquei revoltada! Por que mostrar só as mulheres cozinhando? Óbvio! (pensei), porque os estereótipos sexistas nos colocam como as rainhas do lar, aquelas que naturalmente sabem cozinhar e realizar todos os outros afazeres domésticos. Indignada, xinguei a propaganda de machista e meu namorado fez uma cara de: “que desnecessária essa tua indignação”.

Estigma na prostituição e luta por direitos

O trabalho diário com as mulheres que exercem a prostituição tem nos provocado a fazer reflexões constantes.  A zona boêmia de Belo Horizonte, historicamente localizada no centro da cidade, sempre foi território masculino onde as “moças de família” não deveriam sequer passar.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

#Meninapodetudo: uma campanha para acabar com o machismo

Como explicar para uma menina de 12 anos que ela pode ser assediada sexualmente? Que ela pode ser estuprada se andar sozinha à noite na rua? Que ela é socialmente inferior a um homem só por ser mulher?

Pergunte a um masculinista

Mas você sabe o que é um masculinista? A grosso modo, é um cara que quer igualdade de deveres entre homens em mulheres, de acordo com o que eles divulgam para a mídia. Entretanto, eles são na verdade grupos de ódio contra as mulheres. Na agenda deles estão questões como, por exemplo, o serviço militar obrigatório para todos, homens e mulheres; o pagamento de pensão obrigatório para todos, homens e mulheres; o pagamento de valores iguais para homens e mulheres na entrada da boate.

Por que falar em feminicídio?

Por que pensar e tratar a morte de mulheres de forma distinta às demais? Por que não encarar a extrema violência causada a elas da mesma maneira que devemos encarar todas as vidas ceifadas de maneira violenta? Essas são perguntas que inevitavelmente surgem a tantas pessoas que ouvem pela primeira vez qualquer debate sobre o feminicídio. As respostas a essas perguntas trazem luz a uma realidade que vai além da morte dessas mulheres e que atingem a sociedade como um todo.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Brasília reforça tolerância zero à violência

Expandir o atendimento humanizado às mulheres vítimas de agressões por meio de serviços integrados em um único espaço físico é o que propõe a Casa da Mulher Brasileira. A iniciativa do governo federal que já atendeu 2.500 mulheres em apenas quatro meses de funcionamento em Campo Grande (MS), inaugurou  a segunda unidade em Brasília.

Lola Benvenutti. A estudante de literatura que virou prostituta

A prostituição, diz, foi uma maneira importante de conhecer a humanidade. “Vi muita tristeza, sofrimento, fragilidade e também muito amor! Vi o lado mais frágil das pessoas. Se eu dissesse que metade do programa era passado a conversar, ninguém acreditava”.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Encontros com a prostituição será tema de debate no CRP-MG

"Encontros com a prostituição: desafios metodológicos para a Psicologia" será tema de debate promovido pelo Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG), no dia 10 de junho, em sua sede, em Belo Horizonte.

Meninas abandonam estudos e tentam suicídio após entrar para lista das "mais vadias"

Movimento social fez "grafitaço" para apagar nome exposto na lista das "mais vadias" que circula em escolas de SP (Daia Oliver/R7)

Moda entre alunos da periferia de SP, "TOP 10" circula na internet e até dentro das escolas.

domingo, 7 de junho de 2015

Corpus Christi: o corpo profanado

A festa de Corpus Christi que celebramos na última quinta-feira é uma ocasião adequada e prenhe de significado para refletir sobre acontecimentos recentes que em nosso país profanaram corpos humanos com uma onda irrefreável de violência. Venerar e proclamar a fé no Corpo de Cristo presente na Eucaristia nos remete necessariamente a pensar sobre o lugar do corpo na revelação cristã.