sábado, 18 de abril de 2015

Campanha de vacinação contra HPV acaba, mas postos de BH ainda oferecem as doses

Todas as meninas de 9 a 13 anos de idade, que ainda não se vacinaram, devem procurar um dos 147 Centros de Saúde da capital.

Mulheres encaram desafios da maternidade aos 50 anos

Cada vez mais, mulheres chegam aos 50 com filhos pequenos. Número de grávidas entre os 40 e os 44 anos aumentou 18% nos últimos dez anos.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Religiosos e religiosas pedem Reforma Política


Religiosas durante o Congresso, em Aparecida, fazem assinatura pela Reforma Política

Cerca de 2.100 religiosos reunidos no Congresso da Vida Consagrada, que aconteceu de 07 a 10 de abril próximo passado, fizeram adesão pelo Projeto de Lei de iniciativa popular, que pede Reforma Política Democrática e Eleições Limpas sem o financiamento de empresas.

Bolsonaro diz que mulher deve ganhar salário menor porque engravida

Não é justo a mulher ganhar igual ao homem, já que ela engravida”. .."É uma desgraça você ser patrão no nosso país, com tantos direitos trabalhistas. Entre um homem e uma mulher jovem, o que o empresário pensa? "Poxa, essa mulher tá com aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade..." Bonito pra c..., pra c...! Quem que vai pagar a conta? O empregador. No final, ele abate no INSS, mas quebrou o ritmo de trabalho. Quando ela voltar, vai ter mais um mês de férias, ou seja, ela trabalhou cinco meses em um ano", disse Bolsonaro. Em resposta ao jornalista, que perguntou qual seria a solução, o deputado continuou: "Por isso que o cara paga menos para a mulher!"

A propósito do ano dedicado à vida consagrada

Irmãs Oblatas (Ir. Analita e Ir. Visitación): 50 anos de vida consagrada

"Não ardia nosso coração quando ele nos falava no caminho”, Lc 24, 28.

Um dia desses perguntei a uma amiga, Ir. Tereza, já avançada em anos o que era a vida religiosa hoje para ela. E ela pensativa silenciou por alguns instantes e respondeu: "não sei”. Eu, inquieta e meio perplexa com a resposta, imediatamente me apressei e reagi. "Como, depois de tantos anos de vida religiosa e com um currículo de serviços grande como o seu, você ousa responder que não sabe?

Feminismo para homens, um curso rápido


Bispo é ameaçado por denunciar exploração sexual de crianças

Não, não é na Síria nem no Iraque. É aqui no Brasil. Dom Azcona disse ainda estar sendo ameaçado de morte por conta das denúncias que vem fazendo sobre a situação no Marajó.

Calungas: vítimas de abuso sexual

Em Cavalcante, 510 km de Goiânia, crianças calungas são vítimas de abuso sexual e vivem sob o medo dentro e fora da comunidade, transformadas, portanto, em “escravas do medo”, submetidas a ameaças e à lei da mordaça.

800 milhões de mulheres em 53 imagens indignantes

Vista de longe, a fotografia repleta de pétalas convida à aproximação. Quando vista mais de perto, é possível notar que as flores estão prestes a se decompor e presas por alfinetes. Poesia e dor se misturam na obra Guerra na Paisagem do Lar, da caribenha Jamie Lee Loy, um dos destaques em uma exposição sobre violência de gênero que começa a correr mundo a partir do Brasil.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Machismo torna necessária lei para garantir amamentação

Lei municipal em São Paulo, sancionada nesta semana, determina multa de R$ 500 aos locais que proibirem ou causarem constrangimento à amamentação.

Pastoral da Mulher de BH realiza curso de fotografia

O fotografo Carlos Peñafiel iniciando a Oficina

Na última terça feira, dia 15, a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, realizou no Centro Loyola  a 1ª Oficina do Curso de Fotografia, atividade que faz parte do Projeto Diálogos Pela Liberdade , em parceria com Misereor e a SCCE (Irmãs do Sagrado Coração de Maria).

Feminicídio: as características do assassinato por razão de gênero

O feminicídio é um crime peculiar, pois a relação entre a vítima e o assassino geralmente é íntima. Essa intimidade aumenta a vulnerabilidade. A mulher dorme ao lado do potencial homicida, que sabe a rotina, os horários, o local de trabalho dela.

Crimes 'em defesa da honra' matam pelo menos mil mulheres por ano na Índia

Na Índia uma mulher pode ser violentada e se transformar em uma heroína. Pode lutar pela igualdade no trabalho e social, ser ministra de Estado e estrela de cinema. Porém, se ela chegar a se casar com o homem errado, de outra religião ou, pior, de outra casta, será muito provavelmente humilhada por seus familiares ou pelos familiares de seu marido, e, cedo ou tarde, seu irmão, seus primos ou seus pais tratarão de matá-la. “Pela honra”, como esses assassinatos são conhecidos, morrem pelo menos mil mulheres por ano nesse país.

Nova geração viciada


 Desde que acorda, Sumire, 18 anos, fala com as amigas pela Internet: durante as aulas, tomando banho, ou quando vai ao banheiro. Como a maioria dos jovens japoneses, ela está 24 horas conectada, fato que preocupa cada vez mais os profissionais de saúde.Essas práticas têm um impacto neurológico comparável ao da dependência do álcool, ou da cocaína.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Machismo : Gestante é ofendida no Lourdes após ensaio fotográfico de lingerie

“Com a repercussão das fotos, que nem era o nosso propósito, ela passou a ser reconhecida aqui no bairro e ofendida de maneira vergonhosa”.

Argentina conta motivo das mulheres demorarem no banheiro e vira hit

Todos os homens se questionam o motivo que leva as mulheres a demorarem tanto nos banheiros quando estão na rua, certo? Muitos pensam que elas ficam retocando a maquiagem, se olhando no espelho (próprio, é claro), arrumando a roupa, e as deduções se estendem sem limites. Acontece que a argentina Luciana Ochoa resolveu contar o verdadeiro motivo no Facebook com o texto "O Grande segredo das mulheres" e sua explicação não demorou para se tornar hit.

Papa fala da complementaridade entre homem e mulher


Deve-se fazer muito mais a favor da mulher para reforçar a reciprocidade entre os dois gêneros. “De fato, é necessário que a mulher não seja só mais ouvida, mas que a sua voz tenha um peso real, que seja reconhecida na sociedade e na Igreja”. O Papa citou como exemplo o modo como o próprio Jesus considerou as mulheres num período em que eram relegadas ao segundo plano.

Meninas são vítimas de exploração sexual por paramilitares colombianos

Meninas de 11 anos são cooptadas por grupos paramilitares, sequestradas, traficadas e abusadas sexualmente.
Organizações de direitos humanos acusam grupos paramilitares da Colômbia de traficarem e explorarem sexualmente crianças e adolescentes. 

Casa Xochiquetzal, no México, é um oásis para prostitutas idosas

O perfil das mulheres admitidas como moradoras é bastante específico: elas devem ser – ou ter exercido a função de – profissionais do sexo, ter idade acima de 55 anos e não contar com o apoio familiar ou de programas sociais.
O único abrigo do mundo para profissionais do sexo em idade avançada fica na Cidade do México. Com quase dez anos de existência, a Casa Xochiquetzal luta para levar o projeto adiante.

'Minha roupa não justifica nada'

Um simples caminhar do metrô até em casa: calça jeans, blusa regata com renda cinza, tênis. "Que delícia", ouço de um desconhecido. Sinto olhares invasivos de alguns homens em minha direção e apenas caminho, desejando ficar invisível para talvez conquistar algum tipo de respeito em pleno espaço público. Escuto "fiu fiu" de outro desconhecido. Mais que isso, ainda assim há quem justifique tamanho assédio na vestimenta que uso. "Quem usa roupa curta é porque tá pedindo". Mas minha roupa nem era curta e, mesmo se fosse, qual seria o problema?

terça-feira, 14 de abril de 2015

Tráfico de pessoas ainda é grande em GO

Goiás está entre os estados brasileiros com o maior número de vítimas de tráfico de pessoas. É o que revela uma pesquisa feita Universidade Federal de Goiás (UFG), que apontou os locais no Estado de maior incidência do crime.

Padre Fábio de Melo dá uma lição contra a homofobia em 6 tweets


O Padre Fábio de Melo comentou, em seu Twitter, no último domingo (12), sobre a união homossexual. De acordo com o religioso, cabe ao Estado definir se o casamento entre pessoas do mesmo sexo pode ou não existir.

Seis razões para os homens amarem o feminismo



Mulher vítima de violência em casa tem mais risco de depressão

 As mulheres vítimas de violência doméstica têm o dobro de chance de sofrer depressão e três vezes mais risco de ter surtos psicóticos. O risco se torna ainda maior -de quatro a sete vezes mais- se a mulher vítima da violência doméstica na fase adulta tiver sofrido o mesmo tipo de abuso na infância.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Paradeiro desconhecido de 200 garotas raptadas na Nigéria

Membros do Boko Haram, na noite entre 14 e 15 de abril de 2014, entraram no Instituto de Chibok, noroeste da Nigéria, e sequestraram 275 jovens estudantes que se preparavam para os exames finais. Meia centena delas conseguiu escapar dos seus captores dias depois. As outras, um pouco mais de 200, continuam desaparecidas.

Morre o grande escritor uruguaio Eduardo Galeano

"Se Eva tivesse escrito o Gênesis, como seria a primeira noite de amor do gênero humano? Eva teria começado a esclarecer que ela não nasceu de nenhuma costela, nem conheceu nenhuma cobra, nem ofereceu maçãs para ninguém, e que Deus nunca disse que parirá com dor e seu marido lhe dominará. Que todas essas histórias são puras mentiras que Adão disse à imprensa."

Grávida fotografa de lingerie pelas ruas de BH para protestar contra machismo

Pelas ruas de Lourdes, bairro de classe média-alta e um dos redutos mais conservadores de Belo Horizonte 
O fotógrafo Alexandre Périgo e sua mulher Paola, atriz e cantora, resolveram “desafiar o machismo de Belo Horizonte”. Para tanto, Alexandre fez um ensaio em que Paola, grávida de quase nove meses, caminha por ruas da cidade de lingerie. 

Rio investiga máfia de trabalho escravo chinês

Escravidão. Trabalhadores chineses vinham de Guangdong (acima) esperando salário de R$ 2 mil

Grupo de comerciantes prendia e torturava seus funcionários trazidos da China.

Garotas de 10 a 14 anos são vítimas de escravidão sexual em Goiás

Meninas descendentes dos quilombolas no parquinho da escola: muitas delas vão morar em casas de família de classe média para poder estudar

Pelo menos oito inquéritos concluídos, só em 2015, pela Polícia Civil goiana denunciam o uso de meninas calungas como escravas sexuais. As vítimas, entre 10 e 14 anos, têm como algozes homens brancos e poderosos de Cavalcante.

O projeto da terceirização e o trabalho das mulheres

Segundo dados do DIEESE (2014), os trabalhadores que são terceirizados recebem uma média de 24,7% a menos que os funcionários contratados diretamente pela empresa fim. Visto que as mulheres ganham em geral somente 80% do salário dos homens, isso significa que seus rendimentos seriam ainda menores!

domingo, 12 de abril de 2015

Páscoa, vitória da vida


A Páscoa cristã sinaliza que, malgrado tanta miséria e desesperança, em Cristo temos a certeza da vitória da justiça sobre a injustiça e da vida sobre a morte.

Viver da sua presença

A crise atual da Igreja, os seus medos e a sua falta de vigor espiritual têm a sua origem a um nível profundo. Com frequência, a ideia da ressurreição de Jesus e da sua presença no meio de nós é mais uma doutrina pensada e predicada, que uma experiência vivida.