sábado, 10 de janeiro de 2015

Entenda as novas regras do governo para incentivar o parto normal

O índice de cesarianas no Brasil que chega a quase 90% na rede particular, quando o recomendado é de apenas 15% .

Pela retomada à equidade de gênero no mercado brasileiro

A maioria da população brasileira é composta por mulheres e a sua participação é cada vez mais crescente no ambiente corporativo. Por outro lado, continuamos a ver as estatísticas apontarem níveis altos de desigualdade entre os gêneros. As corporações têm desempenhado um papel crucial no assunto. São elas as responsáveis por minimizar as barreiras e por incentivar o sucesso profissional das mulheres. Desse modo, o nivelamento dos gêneros caminha para uma igualdade maior e favorece a sociedade como um todo.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O papel da mulher no islamismo

A base da religião muçulmana não determina qualquer tipo de discriminação grave contra a mulher. No entanto, as interpretações radicais das escrituras deram origem a casos brutais. A opressão contra a mulher é comum nos países que seguem com rigor a Sharia, a lei islâmica, e têm tradições contrárias à libertação da mulher.

Proibição de Lista Suja pode aumentar trabalho escravo


Em meio ao recesso do Poder Judiciário, o pedido de construtoras para que tivessem seus nomes retirados da lista de trabalho escravo no Brasil foi aceito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e está gerando polêmica. Isso pode criar uma barreira para que penalidades sejam aplicadas às empresas flagradas praticando esse tipo de crime. 

Há escravos na construção civil. Mas não querem que você saiba disso

Trabalho escravo já foi encontrado no “Minha Casa, Minha Vida'', do governo federal, e em obras da CDHU, do governo paulista. E indo além da escravidão, a situação dos trabalhadores na construção civil segue muito ruim. O problema, em boa parte dos casos, tem a mesma raiz: a terceirização tresloucada que torna a dignidade responsabilidade de ninguém.

Mulheres estão cansadas de se preocupar com padrões

É fácil constatar que muitas brasileiras estão exaustas, insatisfeitas e até mesmo deprimidas. Elas estão cansadas de se preocupar com a aparência, de fazer loucuras para emagrecer, de buscar desesperadamente o amor, o reconhecimento e a aprovação dos outros.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lei Maria da Penha ainda não é totalmente aplicada no Brasil

Vamos falar da violência contra as mulheres no Brasil. Os números são impressionantes: mais de 30 mil casos em um semestre. Na maioria absoluta, a vítima têm relação afetiva com o agressor.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tráfico de crianças aumenta, diz mais recente relatório do UNODC

O Relatório Global 2014 sobre Tráfico de Pessoas, divulgado em Viena pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mostra que, em cada três vítimas conhecidas de tráfico de pessoas, uma é criança – um aumento de 5% em comparação com o período 2007-2010. As meninas são 2 em cada 3 crianças vitimadas e, em conjunto com as mulheres, representam 70% das vítimas do tráfico total no mundo inteiro.

Após comentários racistas de que Nayara Justino seria muito ‘preta’, Globo troca a Globeleza por uma mais clara

Agora é oficial, a Globo substituiu Nayara Justino, que foi escolhida por votação no Fantástico, por Erika Moura, que será a nova Globeleza. Ela será a quinta musa do Carnaval da Globo, que teve início em 1990 com Valéria Valenssa, e também é a mais clara de todas. A equipe da emissora encontrou Erikaapós percorrer escolas de dança e de samba.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Fica fácil culpar a “neguinha”, diz mãe de presa no Ceará

Da sua casa na Baixada Fluminense, a aposentada Valdicéia França não consegue falar com a filha, Mirian França de Mello, desde que ela foi presa na última segunda (29), em Fortaleza, suspeita de envolvimento no assassinato da italiana Gaia Molinarino litoral cearense.

A prostituição é emancipatória?

O Senado francês suprimiu, em julho, a medida central de um projeto de lei destinado a “reforçar a luta contra o sistema de prostituição”: a punição dos clientes. Os debates revelam a prevalência da nova forma de considerar a prostituição: um desafio de lutas sindicais, por liberdade, antes de ser uma questão feminista.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Mulheres deveriam ganhar mais que homens

Mulheres deveriam ganhar 10,4% a mais que os homens no Brasil, considerando sua formação, experiência e produtividade em relação à atividade econômica e à posição profissional. O dado faz parte do “Relatório sobre Salário Global'', divulgado Organização Internacional do Trabalho. Contudo, as brasileiras recebem salários 24,4% menores.