sábado, 27 de setembro de 2014

Largue esse celular!

Cena real: uma menina nas balanças do parquinho chama “mamãe!”. A mãe está sentada no banco, olhando seu smartphone. “Mããããe! Mahêêê!”. A mãe levanta os olhos por um instante. “O que foi, filha?”, pergunta, voltando a olhar para o celular. “Ei, mãe, deixa o celular aí e vem brincar comigo!”

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Sobrevivente denuncia estupro e exploração sexual no Iraque

Iraquianas choram por filhas desaparecidas
Mais de 3 mil mulheres e crianças pertencentes à minoria étnica yazidi no Iraque foram raptadas pelo grupo que se autodenomina "Estado Islâmico" e destinadas ao tráfico sexual.

Chinesa vítima de trabalho escravo é resgatada

Uma jovem chinesa, de 23 anos, foi resgatada na terça-feira, 23, em condições de escravidão em Araçatuba, no interior de São Paulo.

Educação sexual está longe do currículo escolar

Sexo não se aprende na escola. Ou, pelo menos, o debate sobre sexualidade continua um tabu em sala de aula, fazendo com que jovens busquem respostas na internet. Isso, dizem especialistas, frequentemente leva a informações equivocadas. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Sexo e as negas” : reforça os estereótipos sobre a mulher negra?

Mesmo antes de estrear em uma das emissoras de televisão comerciais mais poderosas da América Latina, a brasileira Rede Globo, no último dia 16 de setembro, a série "Sexo e as negas” já começou a gerar uma ampla repercussão negativa entre os movimentos sociais e pela igualdade racial.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dia internacional contra o tráfico de pessoas é marcado por mobilizações em todo o país

A Pastoral da Mulher participou do ato público no centro de BH . http://zip.net/bnpFst

Para marcar o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado todos os anos no dia 23 de setembro, vários estados brasileiros promoveram, ao longo desta semana, ações de mobilização para prevenção à exploração sexual e o tráfico de pessoas. Dentre as ações, destacam-se as realizações de reuniões, seminários e atos públicos.

Aranha faz História. A torcida do Grêmio, não

Torcedores referendam as ofensas racistas ao vaiar a luta não do atleta, mas do homem. Um homem que se nega a fazer do episódio uma atração de circo.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

A Pastoral da Mulher de BH no Ato Público contra o Tráfico de mulheres e crianças

No Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, 23 de setembro, a Pastoral da Mulher junto à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)-Rede Um Grito pela Vida, Comitê Coração Azul e Jocum,  realizaram  um ato público em defesa das mulheres e contra a exploração de crianças.

“Não é estupro, é sexo surpresa” Estudantes da UFMG fazem apologia ao estupro e geram revolta em BH

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi flagrado tendo uma atitude, ao menos, machista ao minimizar o estupro e ao não tratá-lo como crime. Em um bar na Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desse sábado (20), a turma cantava “não é estupro, é sexo surpresa”, dentre outras frases sexistas.

23 de Setembro: dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças


Enfrentar o Tráfico de Pessoas é nosso Compromisso, com este lema a Rede um Grito pela Vida assume a luta contra o tráfico de pessoas, atuando com determinação e persistência na prevenção, na atenção as vítimas e na  incidência politica.

Casos de meninas agredidas por serem “bonitas demais” se espalham

Julia Apocalipse, de 13 anos, em casa. Ela perdeu dois dentes e ainda tem medo de voltar à escola (Foto: Michel Filha/O Globo)
“Quero ver quem vai te querer, quero ver você ser bonita agora”. Com essas palavras, uma menina de 16 anos deu início a uma série de agressões físicas a Júlia Apocalipse, de 13 anos, dentro da Escola Estadual Hélio Del Cístia, em Sorocaba (SP), na semana passada. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Assédio e ameaças contra mulheres são negligenciados por redes sociais

Em se tratando de políticas sobre assédio moral e violência contra mulheres, e da forma como lidam com denúncias do tipo, Facebook, Twitter e YouTube estão reprovados. 

77,16% das mulheres em situação de violência sofrem agressões todos os dias ou semanalmente

Um balanço dos atendimentos realizados no primeiro semestre de 2014 pelo Ligue 180 – que, desde março deste ano, funciona como Disque-Denúncia - mostra o quão ainda é persistente e covarde a violência contra a mulher no Brasil. Em apenas seis meses, foram recebidas mais de 15 mil denúncias, encaminhadas, diretamente, para serviços de segurança e para o Ministério Público dos estados.

domingo, 21 de setembro de 2014

CEBI lança livro "Querida Ivone - amorosas cartas de teologia & feminismo"


Na noite de 10 de setembro de 2014, durante a cerimônia de outorga do Título de Doutora Honoris Causa à teóloga e filósofa Ivone Gebara, na Faculdades EST, foi lançado o livro "Querida Ivone - Amorosas cartas de teologia e feminismo".