sábado, 14 de junho de 2014

Copa: entre joio e trigo -artigo de Dom Walmor-

A Copa do Mundo começou e a sorte está lançada. É hora de um jogo que envolve a sociedade inteira e, por isto mesmo, lhe dá a oportunidade de tratar de maneira nova, adequada, a realidade sociopolítica e cultural.

Relatório dos ODMs destaca avanços e desafios para a igualdade de gênero

 A meta de eliminar até 2015 as disparidades entre os sexos em todos os níveis educacionais está perto de ser atingida em nível mundial. Esse é um dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que prevê a garantia da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A cidade enfeitada e o não enfrentamento da exploração sexual durante a Copa.


"Com certeza, Fortaleza é conhecida pelas belas praias, sol o ano todo e, infelizmente, pelo turismo sexual que propaga para o resto do mundo. E, por conta desses megaeventos, que muitos turistas chegam a cidade, não se pode negar que se vende além das passagens e das hospedagens, dos passeios, os corpos das mulheres e das meninas", diz a advogada Daniella Alencar.

Prostituição pode salvar as contas de Portugal


Drogas ilegais e prostituição movimentam milhões e deverão passar a integrar a economia portuguesa, fazendo aumentar o PIB nacional entre 1% e 2%, segundo cálculos do Eurostat.

Belo Monte leva índios à prostituição, diz pesquisa


As obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, empurraram os índios da região para dentro do circuito de exploração sexual, de acordo com estudo feito por pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará).

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Casa de prostituição no bairro Santo Agostinho de Belo Horizonte

Dois irmãos, proprietários do imóvel, e o gerente do prostíbulo foram detidos em flagrante; trio alegou que no estabelecimento funcionavam um bar e um motel.

Cinco violências da Copa do Mundo contra a mulher

Enquanto a festa rola dentro dos estádios, meninas de 16, 14 e até 10 anos são forçadas pelas famílias ou por cafetões a transarem com sei lá quantos caras por dia para trazer comida para dentro de casa.

A chamada "bolsa prostituição" nunca tramitou no Senado

Senado usa meme para negar existência de projeto que cria "bolsa prostituição".

Entidades religiosas se manifestam contra o tráfico de pessoas

Entidades religiosas fizeram ontem (11), na Esplanada dos Ministérios, uma caminhada em memória das vítimas do tráfico humano e da escravidão moderna. 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa iniciará com manifestações previstas em sete cidades-sede, entre elas BH


Movimentos sociais críticos com a organização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil convocaram para esta quinta-feira, dia da abertura, manifestações em sete cidades sede: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Juiz de Fora, Porto Alegre, Recife,  Rio de Janeiro e São Paulo.

Marcha Mundial das Mulheres faz ação pelo fim da prostituição, em defesa da liberdade das mulheres

Como parte da Semana de Ação pelo fim da prostituição, em defesa da liberdade das mulheres, a MMM, em conjunto com o Comitê pela Abolição da Prostituição, fará hoje (11) uma batucada com panfletagem para dialogar com a população em São Paulo.

Antes da Copa, polícia intensifica blitze contra exploração sexual infantil


Nove dias antes da abertura da Copa do Mundo, e a apenas 2 km do Maracanã, duas adolescentes de 17 anos foram encontradas em situação de prostituição infanto-juvenil pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. As meninas estavam sendo oferecidas por R$ 50, dentro de um recinto escondido e trancado com cadeado na Vila Mimosa, famoso ponto de prostituição da cidade.

A não vítima

Um golpe na Internet reflete tanto o crime da sociedade contra as mulheres que envelhecem quanto a natureza complexa do amor.

Exploração sexual de menores de idade nas cidades-sede da Copa


terça-feira, 10 de junho de 2014

Golpes e em sites de relacionamento: Dicas para identificar golpistas


Namoros virtuais levam mulheres do céu ao inferno
Seduzidas na internet por homens que se dizem bem-sucedidos, mulheres perdem dinheiro e precisam conviver com a desilusão do “romance scam”.

Corrida contra o tempo para garantir proteção de crianças e adolescentes na Copa

A poucos dias do início da Copa do Mundo FIFA 2014, que ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho, em 12 cidades brasileiras, organizações se articulam para tentarem recuperar o tempo perdido e construir uma rede de proteção a crianças e adolescentes. 

Prostitutas de BH aumentam preço e fazem "pelada" em protesto

No próximo sábado (14), dia em que Colômbia e Grécia estreiam o campo do Mineirão na Copa do Mundo de futebol, outra atração do esporte promete movimentar a região Central de Belo Horizonte.

SuperPop debateu prostituição na Copa do Mundo


No quadro 'Investigação Especial', o SuperPop mostrou a realidade do universo da prostituição.

‘Você pode ser o que quiser, desde que seja loura e magra’

Muitas crianças deixam de vivenciar uma infância saudável em função da busca doentia pelo embelezamento, como se quisessem se parecer com suas bonecas. Basta observarmos a quantidade de bens de consumo que antigamente eram restritos ao mundo adulto, como o salto alto, o sutiã e a maquiagem, e que hoje são vendidos abundantemente ao público infantil.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Retiro Espiritual da Pastoral da Mulher

No dia 9 de junho a equipe da Pastoral da Mulher realizou um retiro espiritual assessorado por  Maurício Alves Pereira , “ Tio Mauricio” como é mais conhecido. 

Legislação inadequada dificulta combate ao tráfico humano no Brasil

Dois terços dos inquéritos abertos pela Polícia Federal são relacionados à exploração de pessoas. Lei brasileira, porém, não contempla uma série de modalidades do crime, que acaba muitas vezes impune.

Príncipe? Você ainda acredita nisso?

Em pleno século XXI, muitas mulheres (jovens e também adultas) insistem em acreditar nos ‘príncipes encantados’, por quê?