sábado, 17 de maio de 2014

O erro de demonizar o gênero.

Recorrer ao gênero não implica por si só pensar em uma insignificância da diferença biológica; significa estar consciente de que toda diferença fisiológica e genética nunca pode ser pensada sem a leitura cultural.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Seminário sobre Impactos da Copa e Tráfico de Pessoas é realizado com muito sucesso



A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG), em parceria com a Regional Pampulha da Prefeitura Municipal de BH, realizou, na última quinta-feira, dia 15 de maio, o seminário “"Impactos da Copa: Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual".

terça-feira, 13 de maio de 2014

Especial 30 dias: o desafio de superar a exploração sexual

Prostituição na área do Castelão (Fortaleza-CE) já é conhecida pelas autoridades há muitos anos

O relógio não chegou a marcar 21h. Não são poucos os carros, motocicletas e ônibus que trafegam pela Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Passaré, em Fortaleza. Na via, várias pessoas apressam o passo entre ruas escuras. Enquanto isso, um dos mais notórios problemas sociais da capital cearense continua: a exploração sexual.

Feminicídio e a reação patriarcal contra as conquistas das mulheres

O contexto mundial atual das relações de gênero é marcado por uma transição em que se abrem possibilidades efetivas para as mulheres e outros grupos oprimidos ampliarem seus direitos e reivindicar novos níveis de justiça, igualdade e liberdade, no entanto, o patriarcado tem desenvolvido uma reação de caráter sistêmico gestando novas formas de exploração econômica, de servidão cultural e de violência de gênero.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Exploração sexual de crianças é rotina no entorno de estação de metrô do Recife


“Ela vai beija o cara e depois pergunta: você não tem R$ 20 para mim? A gente identifica isso, sabe que é exploração, mas muitas delas acham que não é”. “A maioria das meninas que faz isso é realmente muito carente, de famílias com muitos de filhos que não consegue se sustentar”.“Aqui, são os moradores que se aproveitam. Mas a preocupação é para que o turista que vai vir não as leve embora, o que seria tráfico de pessoas”.

domingo, 11 de maio de 2014

Para um Dia das Mães mais humanizado

Na Bíblia, escrita em uma sociedade de cultura patriarcal, a imagem mais comum da divindade é a de um pai bondoso que vela pela vida de seus filhos e filhas. No entanto, diversas vezes, os profetas falaram de Deus como mãe que cuida carinhosamente de nós.