sábado, 1 de março de 2014

Todo poder emana do povo - Plebiscito Popular pela Reforma Política

Nos meses de Junho e Julho de 2013 milhões de jovens brasileiros foram às ruas para lutar por melhores condições de vida, inicialmente contra o aumento das tarifas do transporte, mas rapidamente a luta por mais direitos sociais estava presente nas mobilizações, pedia-se mais saúde, mais educação, mais democracia. 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Celebração de carnaval na Pastoral da Mulher de BH

Com muita alegria e em ambiente de confraternização e descontração celebramos esta sexta feira (28) o carnaval na Unidade Oblata de MG.

Celebração de Madre Antônia na Pastoral


 
Na tarde desta sexta feira as mulheres e equipe da Pastoral participaram da celebração da páscoa de M Antônia (cofundadora da Congregação das Irmãs Oblatas junto ao P. Serram  que impulsiona até hoje projetos como o da Pastoral da Mulher de BH). 

Integrantes da Pastoral da Mulher de BH assessoram encontros sobre Tráfico de Seres Humanos

Ao longo das últimas semanas, integrantes da equipe da Pastoral da Mulher têm assessorado  encontros formativos  sobre  trafico de seres humanos em diferentes  lugares de Minas Gerais.

Prostíbulos do hipercentro de BH instalam detectores de metais

Graças à insistência de algumas mulheres que “batalham” nos hotéis da rua Guaicurus e que já sofreram ameaças ou agressões de pessoas armadas, os donos dos estabelecimentos aceitaram colocar detectores de ,metais nas portarias.  Esta medida isolada ainda não garante devidamente a segurança das mulheres, e devem ser exigidas novas medidas para proteger a vida e integridade física.

‘Se não conhecíamos nada da cidade e da língua, fugiríamos para onde?’, diz imigrante vítima de tráfico de pessoas


A história dos dois imigrantes bolivianos que estavam sendo “vendidos” no centro da maior cidade do Brasil, em pleno domingo (9 de fevereiro), teria sido outra não fosse a solidariedade de pessoas que decidiram acionar as forças policiais diante do tipo bizarro de “comércio” que transcorria em via pública.

Tráfico de pessoas: Quadrilha é condenada por aliciar garotas de TV para prostituição

A quadrilha teve como clientes políticos, empresários e jogadores de futebol.

O Monge e a Prostituta


Vivia um monge nas proximidades do templo de Shiva. Na casa em frente, morava uma prostituta.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Parceria da Pastoral da Mulher com a Escola de Enfermagem da UFMG: promoção da saúde das mulheres da prostituição

Na tarde do dia 26 de fevereiro teve lugar uma importante reunião entre a Pastoral da Mulher de BH e  o Projeto da Escola de Enfermagem da UFMG "Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres"

Formação de novos voluntários na Pastoral da Mulher de BH

Durante os dias 24 e 25 de fevereiro aconteceu na Pastoral da mulher o curso de formação para novos voluntários, com a presença de muitas pessoas interessadas em conhecer o trabalho de nossa Entidade e descobrir o modo de poder colaborar na nossa missão.

"As mulheres são criadas para achar que o casamento é mui­to importante"

"A mensagem da mídia, hoje, é 'como manter um homem', 'como encon­trar um homem'. Mesmo que você seja uma super profissional ou tenha uma empresa, não está totalmente satisfeita de verdade até encontrar um homem. Essa é a mensagem. Com os homens é diferente", afirma, a escritora Chimamanda Ngozi Adichie  aclamada pela crítica internacional.

Documentário sobre Tráfico Humano produzido pela Verbo Filmes

Este documentário traz à tona as múltiplas facetas de um dos maiores crimes da atualidade: o tráfico de pessoas. Para muitos, uma lenda, para outros um dragão a ser combatido. O fato é que ele existe e pode estar bem perto de você.

Afinal, o que querem as mulheres?

Muitas pessoas, em sua maioria homens, afirmam que as mulheres não sabem o que querem, que se contradizem e mudam de opinião acerca de tudo a todo tempo.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vítimas da violência doméstica podem ter atendimento especializado no SUS


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6295/13, que pretende incluir entre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a atribuição de organizar serviços públicos específicos e especializados para o atendimento de mulheres e outras vítimas da violência doméstica.

Mais uma vítima da violência de gênero em BH

O corpo da manicure Fernanda Nagia, de 29 anos, desaparecida desde a última quinta-feira (20), foi encontrado no trevo do bairro Guarani, na região Norte de Belo Horizonte. A suspeita é que o responsável pela morte dela seja o marido, que chegou a procurar a família da mulher para informar sobre o sumiço dela. Parentes chegaram a falar que ela era constantemente agredida pelo marido, com quem discutia muito.

Continua a barbárie no caso de exploração sexual de Coari: ameaças e eliminação de provas

Para a procuradora-geral do MPT, Alzira Melo, existe uma rede de exploração com fins comerciais.

A CPI esteve no município amazonense na última quinta-feira e, de acordo com a deputada Erika Kokay, foi constatada uma situação de “barbárie”. Ela explicou que apesar do prefeito Adail Pinheiro e alguns assessores dele estarem presos as testemunhas que denunciaram a existência de uma rede de exploração sexual estão sendo ameaçadas.

Copa do Mundo, turismo sexual e a conivência da Adidas com o problema


O que o país menos precisa é que seja incentivada a exploração sexual de suas mulheres. A diferença de renda ainda é imensa e a prostituição, por mais que desejamos que seja regulamentada para que suas regras acabem com tráfico de pessoas e exploração de crianças e adolescentes, ainda é a única saída para mulheres que não têm escolha.

'Brasil está pronto para combater turismo sexual', diz Dilma...Será?


A presidente Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para alertar sobre o perigo da exploração sexual durante o carnaval e a Copa do Mundo. O Brasil, segundo Dilma, "está feliz em receber turistas que chegarão para a Copa, mas também está pronto para combater o turismo sexual".

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Adidas lança camisas da Copa com conotação sexual, e governo repudia


No exterior, marca de materiais esportivos tem linha polêmica inspirada no Mundial. Embratur vê analogia ao turismo sexual e promete medidas.

COMO FUNCIONA A ROTA DO TRÁFICO DE PESSOAS NA AMAZÔNIA

CNBB expõe horrores do tráfico humano com campanha que traz à tona a situação de pessoas que vivem nessa condição. O interesse pelo recrutamento de mulheres dos Estados Amazônicos nos países europeus é porque as jovens integram o grupo de “mão de obra” de preço mais baixo.

Alemanha vive 'boom' de megabordéis

País legalizou a prostituição em 2002; indústria do sexo se tornou negócio multimilionário e atrai 'fregueses' de países vizinhos.

Amor armado

O que falta nos homens que os leva a matar as companheiras?

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mercadores de carne humana

As reflexões e orientações da CF/2014, iluminadas pela Palavra de Deus, nos colocam diante de um desafio que interpela todos e cada um em particular: o que fazer diante dessa situação? Três palavras poderiam resumir nossas possibilidades de ação socio-pastoral ou política: acolhida, denúncia e informação.

Vida de prostitutas melhoraria com regulamentação, diz Jean Wyllys

Para juristas e representantes de organizações de prostitutas, a aprovação de uma lei regulamentando a profissão, melhoraria as condições de vida das profissionais do sexo e beneficiaria seus clientes. Autor (Projeto de Lei) 4.211/2012, denominado “Lei Gabriela Leite”, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) vai além. Segundo ele, uma legislação específica que trouxesse direitos e garantias aos trabalhadores sexuais seria uma medida de combate a desigualdade social.

Denúncias de tráfico de crianças e adolescentes crescem 86% em 2013

O número de denúncias de tráfico de crianças e adolescentes no Brasil aumentou 86% entre 2012 e 2013. A veiculação, em 2013, da novela Salve Jorge, da Rede Globo, teve um impacto positivo no aumento das denúncias que chegaram ao Disque 100.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Uma chamada surpreendente

O amor ao inimigo não é um ensinamento secundário de Jesus, dirigido a pessoas chamadas a uma perfeição heroica. A Sua chamada quer introduzir na história uma atitude nova ante o inimigo porque quer eliminar do mundo o ódio e a violência destruidora. Quem se assemelha a Deus não alimentará o ódio contra ninguém, procurará o bem de todos, inclusive dos seus inimigos.

''Porque Deus tanto amou o cosmos''. Artigo de Elizabeth A. Johnson

Quando o Verbo se fez carne, toda a criação foi levada ao abraço divino.