sábado, 25 de janeiro de 2014

Credibilidade da palavra da vítima como prova de violência sexual

A história de luta das mulheres indica grandes avanços em sua situação social, mas o grau de violência contra elas permanece extremado, particularmente quando se trata da violência sexual. E, nesses casos, sabemos que a solução em termos processuais penais está a depender da prova produzida no processo.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Campanha coração azul no combate ao tráfico de pessoas: Palestra em Bh.

CONVITE: Palestra com Marília Carvalho Guimarães, Coordenadora do Comitê Coração Azul do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade - Capítulo Brasil.

Detectores de metais nos hotéis da prostituição: Necessidade de maior segurança no hipercentro de Bh

A instalação de detectores de metal nas entradas de alguns hotéis de prostituição na rua Guaicurus e vias próximas evidencia o recrudescimento da violência na área central de BH. Até fevereiro, os equipamentos serão colocados em vários desses estabelecimentos, mas para garantir a vida e integridade das mulheres que aí se encontram isto não é suficiente. Seria preciso também  contratar pessoal qualificado para  a segurança interna, e garantir que todos esses hotéis adotem outras medidas adicionais como alarmes nos quartos.

Migração e tráfico de seres humanos - J.B. Libanio -

O capitalismo neoliberal aumenta a brecha entre os Mundos Primeiro e Terceiro. Então gera imensas massas de miseráveis que se deslocam à busca de sobrevivência que não encontram onde moram. A Europa e a América do Norte surgem como a meca de tantos famintos.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Voluntários para a Pastoral da Mulher de Bh

A missão da Pastoral da Mulher não poderia realizar-se sem a colaboração de voluntários/as. Para este ano 2014 queremos seguir ampliando e aprofundando nossas ações e vamos continuar precisando de novos agentes para distintas atividades.

Favela de prostituição conta com cerca de 12 mil garotas menores que vendem seus corpos por menos de 5 reais ao dia

Uma favela em Sonagachi, em Calcutá, na Índia, impressiona por sua miséria. Lá os meninos entram para gangues de rua naturalmente, e as garotas geralmente se prostituem antes dos 18 anos de idade. Prova disso é um levantamento que indica que 12 mil meninas menores vendem seus corpos por menos de 5 reais ao dia para ajudar a família a se alimentar.

Igreja na República Democrática do Congo salva crianças do tráfico humano

A Comissão Diocesana de Kikwit na Província de Bandundu, República Democrática do Congo salvou, em Kinshasa, uma dezena de crianças vítimas do tráfico de seres humanos, e entregou-as às próprias famílias. 

Prova em caso de violência sexual: a maior barreira é a ideologia patriarcal, afirma juiz do TJSP

Existem problemas enormes, e o principal deles é a concepção patriarcal. Foi criada, em primeiro lugar, uma concepção de que a mulher mente. Então, ela fala e tem que haver uma prova enorme para que sua palavra seja confirmada – e isso coloca a vítima em uma situação muito difícil, porque, além de estuprada, ela pode ser vista como mentirosa. Isso precisa ser mudado.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Notícia falsa: Senado aprova bolsa-prostituição de R$ 2 mil por mês

Boato movimenta o Facebook e outras redes sociais. 

Uma das notícias falsas que mais deu o que falar em 2013 voltou a circular internet em 2014. Um texto apontando que o Senado havia aprovado um projeto de lei da senadora Ana Rita (PT-ES) que prevê o auxílio de R$ 2 mil mensais para garotas de programa voltou a ser compartilhado em redes sociais.

Cáritas e entidades cristãs: “reforçar rede planetária contra tráfico humano”

Especialistas de organizações eclesiásticas de todo o mundo participam na capital espanhola, desde segunda-feira, 20, até quarta-feira, 22, da reunião bienal de afiliados a COATNET (Christian Organizations Against Trafficking in Human Beings), Rede de Organizações Cristãs contra o Tráfico de Seres Humanos.

Mulheres imigrantes enfrentam barreiras maiores para romper o ciclo de violência

Falta de documentação, dependência econômica, medo diante das ameaças feitas pelo companheiro, desconhecimento da lei e despreparo dos agentes públicos contribuem para invisibilidade dos casos de violência doméstica contra mulheres imigrantes.

Prostitutas organizam uma cooperativa em Ibiza, a primeira na Espanha

Maria José Armesto, presidenta da primeira cooperativa de serviços sexuais legalizada na Espanha

Um grupo de prostitutas na ilha de Ibiza, nas Ilhas Baleares, criou uma cooperativa que lhes permite pagar os seus impostos e receber benefícios da Previdência Social, afirmando que esta é a primeira iniciativa do gênero em Espanha.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Violência doméstica: os dilemas e conquistas do trabalho com homens agressores

Para especialistas, adotar a perspectiva de gênero no trabalho de responsabilização de homens agressores, conforme os parâmetros previstos pela Lei Maria da Penha, é uma ação essencial para prevenção de novas violências.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O rolê da ralé. Entrevista com Jessé de Souza


Grito dos quase incluídos? Flash mob da periferia? Repique das jornadas de junho? Marcha do desprezo pela cultura democrática? Ou apenas e tão somente "um rolê"?
Para o sociólogo Jessé de Souza esses fatos são mais um reflexo do apartheid brasileiro que separa, como se fossem dois planetas distintos, o espaço de sociabilidade dos brasileiros "europeizados", da classe média verdadeira, e os brasileiros percebidos como "bárbaros", das classes populares

Político acusado de chefiar uma rede de prostituição infantil.

Em reportagem transmitida neste domingo (19) pelo programa Fantástico, da Rede Globo, Adail Pinheiro, prefeito da cidade de Coari, no Amazonas, é acusado de chefiar uma rede de prostituição infantil.

Terceiro comércio mais lucrativo do mundo

Crescente onda de Pedofilia contribui para criar geração precoce de portadores do vírus da aids.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Com o fogo do Espírito

Só o Espírito de Jesus pode colocar mais verdade no cristianismo atual. O Papa Francisco procura para a Igreja de hoje “evangelizadores com Espírito  que se abram sem medo à sua ação e encontrem nesse Espírito Santo de Jesus “a força para anunciar a verdade do Evangelho com audácia.