sábado, 8 de junho de 2013

O filho da viúva de Naim (Lucas 7,11-17)


Nós, hoje, que reescutamos esta narração de Lucas, somos interpelados/as pelos sentimentos, palavras e gestos de Jesus diante do sofrimento humano estampado nas páginas dos jornais e nas telas da televisão ou nas tragédias que acontecem perto de nós. Sua atitude nos ajuda a descobrir que nosso nível de humanidade é terrivelmente baixo. A dor dos outros produz em mim a mesma compaixão?

Angola: Prostituição prolifera pelas ruas da cidade do Lobito

A prostituição tem vindo a aumentar a olhos vistos, na cidade do Lobito. A falta de emprego, o elevado custo de vida, as dificuldades para pagar as propinas nos colégios e universidades, a ânsia de adquirir um carro ou uma residência, entre outros motivos, estão a levar algumas jovens a apostarem no negócio mais sórdido de todos os tempos. 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Copa sem prostituição: polícia vai percorrer hotéis no Rio para combater exploração sexual


A uma semana da Copa das Confederações, os hotéis da orla de Copacabana, onde há a maior concentração de turistas no Rio de Janeiro, serão alvo de uma grande operação policial contra a exploração sexual. Policiais estaduais – civis e militares – e federais, com apoio também de guardas municipais, percorrerão 30 estabelecimentos no bairro para combater a prostituição de adolescentes e crianças.

Vaticano lembra vítimas do tráfico humano

O Vaticano apelou hoje à defesa das vítimas de tráfico e contrabando de seres humanos, pedindo uma maior intervenção da comunidade internacional em favor das pessoas atingidas por esta “ofensa ultrajante” à sua dignidade.

CPI da exploração sexual e comitês organizadores da Copa assinarão pacto

A CPI tem recebido denúncias de que redes de exploração sexual já estão se organizando para oferecer crianças e adolescentes a turistas em cidades que receberão os jogos.

Debate sobre o combate à exploração sexual e o tráfico de pessoas se realiza em Buenos Aires

Na Argentina, o problema do tráfico de pessoas especialmente para fins de exploração sexual é preocupante. O julgamento pelo desaparecimento de Marita Verón em Tucumán evidenciou a magnitude desse crime complexo no país e a conivência entre os setores do governo, as forças de segurança e traficantes.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

SNJ e SPM realizam o 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Jovens Mulheres


O evento tem como objetivo ampliar o debate das políticas públicas para as jovens com a sociedade e o governo federal.

Idealizadora da campanha condena ministro e diz que é "feliz por ser prostituta"


A presidente da Associação Paraibana dos Profissionais do Sexo, Lusa Maria,acusou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de "atos discriminatórios" contra os movimentos sociais e as minorias.Ela repudiou a exoneração de assessores do Ministério, que teriam permitido a divulgação da campanha em defesa das prostitutas sem autorização da Comunicação Social do órgão.

Mais sobre a repercussão na mídia internacional da Copa 2014 no âmbito da prostituição no Brasil

As redes de televisão britânica BBC e a americana CNN repercutiram a decisão do ministro da saúde, Alexandre Padilha, de retirar a campanha contra a Aids direcionada para prostitutas. A CNN ainda destacou os cursos de inglês da cidade de Belo Horizonte destinados a garotas de programa que se preparam para os próximos grandes eventos.

Mulher da prostituição, cidadã com direitos


Assista um novo vídeo produzido  pela Oficina de Comunicação em Saúde para Profissionais do Sexo.

Cursos de inglês para prostitutas em BH: grande repercussão na mídia internacional


Assistam ao vídeo e leiam a matérias publicadas na CNN e em outros importantes meios de comunicação de todo o mundo.

Papa em defesa do ambiente e das pessoas face a cultura do «descartável» e do desperdício

O Papa Francisco apelou ontem no Vaticano à defesa do ambiente e da vida humana, que diz serem ameaçados por uma cultura do “descartável” e do desperdício, por causa do consumismo.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A atualidade do espírito de São Francisco -por Leonardo Boff-

São Francisco optou por viver o evangelho puro, ao pé da letra, na mais radical pobreza, numa simplicidade quase ingênua, numa humildade que o colocava junto à Terra, no nível dos mais desprezados da sociedade, vivendo entre os hansenianos e comendo com eles da mesma escudela.

Seminário discutirá direitos e analisará políticas para mulheres no Brasil

Discutir os direitos das mulheres e o avanço das políticas em favor delas. É neste sentido que o Coletivo Feminino Plural realiza na próxima quinta-feira (6) o Seminário Mulheres de olho no mundo de direitos. O evento, que acontecerá no Memorial Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, reunirá organizações feministas e especialistas no tema, e é aberto ao público.

A voz das prostitutas: "A minha presença te incomoda"?

Vídeo produzido  pela Oficina de Comunicação em Saúde para Profissionais do Sexo.

Polícia procura motoqueiro que faz sexo e rouba prostitutas em BH

A Polícia Civil está à procura de um homem suspeito de assaltar garotas de programa em Belo Horizonte. Pelo menos 20 contaram que já foram vítimas do bandido.

Campanha vai conscientizar prostitutas sobre doenças sexualmente transmissíveis

Na próxima semana, entre os dias 03 e 07 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Associação das Prostitutas de Minas Gerais (APROSMIG) realiza a I Semana de Promoção à Saúde das Prostitutas. O evento será no 3º andar do Shopping UAI (rua Saturnino de Brito, 17, centro – em frente ao terminal rodoviário). O objetivo é conscientizar as profissionais do sexo sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e também melhorar o acesso desse público no Sistema Único de Saúde (SUS). A semana é em comemoração ao Dia da Prostituta, comemorado em 2 de julho.

Ministério da Saúde tira do ar todo material da campanha para a prevenção de DSTs

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou na decisão de lançar na internet uma peça da campanha "Eu sou feliz sendo prostituta", ação direcionada às profissionais do sexo cujo objetivo é a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O link, postado na conta @DSTAidsHV, às 5h30 do dia 1º de junho, já foi retirado do ar.

Evangélicos criticam campanha sobre prostituição


Deputados da bancada evangélica usaram a comissão de Direitos Humanos, presidida pelo pastor Marco Feliciano (PSC-SP), para fazer críticas à campanha do Ministério do Saúde de prevenção à Aids e redução do preconceito, que tem uma peça com a frase "Eu sou feliz sendo prostituta". Os deputados decidiram pedir informações ao ministério sobre o tema. A peça, veiculada na internet, foi retirada do ar por ordem do ministro da Pasta, Alexandre Padilha, após a divulgação do tema.

Oficina de saúde sobre os riscos do tabagismo


Ontem (4) foi realizada pelas alunas da Escola de  Enfermagem da UFMG no Cantinho da Paz uma oficina de saúde sobre os riscos do tabaquismo.

Estudo ressalta necessidade de prevenção em relação à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes


De acordo com a pesquisa, a utilização de crianças e adolescentes em sexo comercial "constitui uma das práticas mais permissivas e normalizadas de violência no Brasil”. Segundo dados do governo federal, a exploração sexual de crianças para fins comerciais ocorre principalmente na região Nordeste com 34% dos casos, seguida pela região Sudeste com 30%, Sul (18%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%).

Encontro debate a relação das mulheres com o uso e tráfico de drogas



O Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC) realizará, nesta quarta-feira (5,) um debate sobre a relação das mulheres com o uso e o tráfico de drogas. O encontro será às 18h no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), no centro de São Paulo. Entre os temas da conversa estão a distinção entre traficante e usuária e por que o número de mulheres presas por tráfico tem aumentado significativamente nos últimos anos.

terça-feira, 4 de junho de 2013

O “pé-de-lacuna”

Um de nossos colaboradores, voluntário na Pastoral desde  fevereiro  de 2012 , depois de escutar as falas das mulheres que participaram de nosso bate-papo “imaginário social da prostituta”, escreveu este belo texto usando da imagem bíblica da parábola do semeador.

No dia da prostituta, Ministério lançou campanha: 'Sem vergonha de usar camisinha'

  O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde lançou o passado fim de semana nas redes sociais mobilização pela visibilidade das profissionais do sexo. A ação com o tema “Sem vergonha de usar camisinha” celebrou o Dia Internacional das Prostitutas, no domingo, 02 de junho.