sábado, 4 de maio de 2013

Oração de mãe: Mulher, meu Senhor!


Eva, a primeira "famigerada"
 Sara, Rebeca, Raquel...
 Sefra, Fua, Betsabeia, Raab...
 Madre Tereza, Maiba, Edith, Marimar...
 Maria Madalena e Maria, mãe de nosso Senhor.

Jesus faz morada conosco



O texto para este domingo da Páscoa é a parte final do discurso de despedida de Jesus antes da sua paixão. É interessante que acabamos lendo e meditando este discurso no tempo no qual celebramos a Páscoa, a ressurreição de Jesus, sua vitória definitiva contra a morte. Este discurso de despedida começa no capítulo 13, depois da prática do lava-pés e continua nos capítulos 15-17.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Beatificação de ex-escrava Nhá Chica


A avó de Nhá Chica, uma africana trazida de Angola num navio negreiro em 1725, ficou conhecida como Rosa de Benguela. Violentada aos 14 anos pelo seu "amo e senhor", foi vendida e levada do Rio para Minas, onde veio ao morar perto de Mariana. Cativa na Fazenda Cata Preta, viveu 15 anos na prostituição. Aos 30 anos, doente, resolveu mudar de vida. Vendeu os poucos bens que tinha, distribuiu o dinheiro aos pobres e começou a participar de ofícios e liturgias nas igrejas da região. 

Igreja cristã produz filme sobre tráfico humano e ganha prêmios


O filme conta a história de Caden Welles, um rapaz de 20 anos que vive para fazer festa com os amigos pelo mundo. Mas agora, quando escolha a Índia para farrear vê suas expectativas virarem um pesadelo. Após acordar de um porre, na rua e sem carteira, Caden encontra um pai com sua filha pedindo ajuda. Depois de algum tempo Caden descobre que o próprio pai da garota a vendeu para uma casa de prostituição. Caden então sente-se obrigado a fazer algo para tirar a pequena garota de seus novos "donos".

Filhos dos patrões filmam a rotina das empregadas


A PEC das Domésticas estava na iminência de ser votada no Congresso Nacional quando o cineasta pernambucano Gabriel Mascaro finalizava o documentário Doméstica. Surpreendido pela discussão acalorada durante a votação, o diretor de 29 anos decidiu adiantar o lançamento do projeto que, durante uma semana, levou adolescentes de várias cidades do Brasil a acompanhar, com uma câmera, a rotina de seus empregados domésticos.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tráfico de pessoas abastece grandes empresas de moda em São Paulo


Grandes empresas como Daslu, GAP, Zara, Marisa, C&A, Pernambucanas, estariam fomentando o tráfico de pessoas para abastecer uma rede de exploração lucrativa que culmina no trabalho escravo de imigrantes.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Formada em letras, jovem segue 'carreira' de prostituta: "faço porque gosto"


Jovem mantém blog onde comenta sobre as experiências que vive no mundo da prostituição

Ela tem 21 anos, é recém-formada em letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), exibe em tatuagens pelo corpo frases de Guimarães Rosa e Manuel Bandeira, adotou como pseudônimo um nome que faz referência a um personagem do escritor russo Vladimir Nabokov e assume, sem problemas, ser garota de programa.

Elas viram o amor se transformar em medo


Ana* é uma sobrevivente. Seu companheiro a agrediu duas vezes. A primeira, com socos e pontapés. A segunda, arrastando-a pelos cabelos aos três meses de gestação, pelas ruas do bairro Santa Rita, em Vila Velha.

Ser-mercadoria num momento histórico de crise radical da forma-mercadoria



Na época de crise estrutural do capital, a renúncia do sindicalismo à formação da consciência de classe é deveras muito perversa, pois o que a história está cada vez mais mostrando é que não existe futuro com o capitalismo. Entretanto, caso não seja construído o sujeito histórico-político de classe capaz de negar o estado de coisas existentes, por meio de um processo de democratização radical da sociedade, a crise capitalista só tenderá a aprofundar mais ainda a barbárie social como modo de reprodução do capital em sua etapa de crise estrutural.

Um diaconato ''específico'' para as mulheres


Na assembleia geral da primavera da Conferência Episcopal Alemã, em fevereiro, em Trier, o cardeal da Cúria Walter Kasper havia proposto que se refletisse sobre uma função diaconal feminina específica, uma espécie de "diaconisa de comunidade".

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nhá Chica será beatificada sábado no interior de Minas


Baependi, no sul de Minas, receberá no sábado mais de 40 mil visitantes - o dobro de sua população - para a beatificação de Nhá Chica, que se notabilizou no século XIX pela vida de oração e dedicação à caridade. Analfabeta e muito pobre, recebia diariamente em casa dezenas de pessoas pedindo orações para obter graças e milagres, por intercessão da Imaculada Conceição.

domingo, 28 de abril de 2013

O caso de amor entre a prostituição internacional e o capitalismo


"A prostituição gerou uma indústria sexual de dimensões mundiais, onde atualmente representa uma verdadeira potência econômica; está diretamente relacionada às estratégias de consumo, exploração e a lógicas análogas à escravidão", constata Richard Poulin, coordenador do Instituto de Estudos e Pesquisas Feministas da Universidade de Ottawa, no Canadá.