sábado, 16 de março de 2013

O encontro de Jesus com a mulher que ia ser apedrejada (Jo 8,1-11)


Também antigamente, desde o começo da história do povo da Bíblia sempre houve reações contrárias à exclusão da mulher, sobretudo depois do exílio, quando a lei marginalizava a mulher como impura e expulsava a estrangeira como perigosa. A resistência da mulher cresceu no mesmo período em que a sua marginalização era mais pesada.

Direito das mulheres e fim da impunidade


Estamos diante de uma pandemia que exige respostas cada vez mais rápidas, eficientes e integradas do poder público e da sociedade. Não é mais possível furtar-se do debate nem postergar soluções. É hora de inverter a lógica vigente e tornar efetivo o direito das mulheres a ter uma vida sem violência.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Espetacular aumento de denúncias de tráfico de mulheres no Amazonas


Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus) revelam um crescimento de 106,2% no número de denúncias de tráfico de pessoas nos últimos três anos no Amazonas.

Governo lança Programa Mulher, Viver sem Violência


O governo federal lançou o passado dia 13 de março o Programa Mulher, Viver sem Violência. O programa prevê a construção de centros chamados Casa da Mulher Brasileira, que integrarão serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para o trabalho, emprego e renda em todas as 27 capitais brasileiras.

''É a melhor escolha possível. Que agora ele não aceite compromissos''. Entrevista com Hans Küng


"Estou feliz, é a melhor escolha possível, ele conhece e ama a vida simples, humilde, real, à externo ao sistema romano da Cúria. Espero que ele aprove as reformas necessárias e uma reestruturação radical da cúpula como primeiro sinal". O professor Hans Küng, teólogo católico, exulta, parece falar de uma possível perestroika vaticana.

O papa Francisco é chamado a restaurar a Igreja


Por que o cardeal Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome de Francisco? A meu ver, foi exatamente porque se deu conta de que a Igreja está em ruínas pela desmoralização dos vários escândalos que atingiram o que ela tinha de mais precioso: a moralidade e a credibilidade.

‘Tirar a criança da exploração sexual não resolve o problema; é preciso ter apoio’


"Muitas vezes as pessoas acham que a ação de tirar uma criança da exploração resolve tudo, mas essa criança precisa ser apoiada, precisa ter um apoio terapêutico, precisa ter um acompanhamento, precisa reorganizar a sua vida, precisa aprender a se expressar, a gostar de si mesma, ou seja, tem todo um trabalho focado na subjetividade da criança". 

O Novo Papa e a geopolítica do segredo -Ivone Gebara-



As mudanças significativas virão se as comunidades cristãs católicas assumirem de fato a direção do presente do cristianismo, ou seja, se elas forem capazes de dizer a partir das necessidades de suas vidas como o Evangelho de Jesus poderá ser traduzido e vivido em nossas vidas hoje.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco: Não à hipocrisia, não ao clericalismo hipócrita


O anterior Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, chamou os sacerdotes a batizar os filhos das mães solteiras e não ser “os hipócritas de hoje” que terminam afastando o povo de Deus da salvação.

Cardeal Bergoglio, agora Papa Francisco, é contra o tráfico de seres humanos


Durante missas e discursos, o agora papa Francisco criticava duramente a desigualdade social argentina quando era arcebispo de Buenos Aires, capital do país e denunciou repetidamente a exploração humana e o tráfico de seres humanos.Assumiu posições próximas das classes desfavorecidas, lamentando a sorte das «meninas que deixam as bonecas para entrar em tugúrios da prostituição, por terem sido roubadas, vendidas e traídas».

quarta-feira, 13 de março de 2013

Trabalho doméstico ainda é tarefa feminina


Afazeres domésticos ainda são uma tarefa predominantemente feminina? A pesquisa “Uma análise das condições de vida da população brasileira de 2012”, com dados relativos à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2011, mostra que sim. 

Mulheres fazem protesto com fumaça rosa em Roma durante conclave só de homens


Manifestantes exigindo um papel maior para as mulheres na Igreja Católica acenderam uma chama de fumaça rosa em uma colina do Vaticano na terça-feira, enquanto começava um conclave só com homens que irá escolher o próximo papa.

terça-feira, 12 de março de 2013

Jesus barrado no conclave dos Cardeais


Enquanto lá estavam, fechados e isolados do mundo, eis que apareceu um senhor que pelo modo de vestir e pela cor de sua pele  parecia ser um semita. Veio à porta da Capela Sistina e disse a um dos Cardeais retardatários: ”posso entrar com o Senhor, pois todos os Cardeais são meus representantes e preciso urgentemente falar com eles”...

"Se Eliza Samudio está morta, o Estado brasileiro deve ser responsabilizado"


"Se Eliza Samudio está morta, o Estado brasileiro deve ser responsabilizado, pois se omitiu quando instado por ela a proteger a sua vida! A lei, quando chamada, não compareceu para dar limites ao agressor. Ao contrário, acariciou sua onipotência". A condenação do mandante do crime foi uma vitória, mas é voz geral que foi branda.

Violência sexual causa trauma em veteranas do Exército dos EUA e as leva a viver nas ruas


Das mais de duas dúzias de veteranas entrevistadas pelo New York Times, 16 disseram que foram atacadas sexualmente em serviço e outra foi perseguida. Um estudo de Donna L. Washington e colegas revelou que 53% das veteranas sem teto tinham algum tipo de trauma sexual militar e que muitas entraram para as forças armadas para fugir dos conflitos e abusos familiares.