sábado, 26 de janeiro de 2013

Diretora regional da ONU Mulheres comenta sobre a violência contra a mulher no Brasil


As raízes da violência de gênero decorrem da discriminação persistente e contínua contra as mulheres, e esta violação fundamental dos direitos humanos infelizmente continua a ser generalizada. Daí o medo de denunciar o agressor.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Exploração sexual e tráfico infanto-juvenil são temas de pesquisa no AM



Existe um mercado negro muito grande na região, como tráfico de drogas e armas e ele está nesse patamar como um dos principais negócios dessa realidade. Historicamente o tráfico de seres humanos serviu exatamente para isso, para a acumulação de capital. 

Quadrilhas de traficantes de pessoas são grupos poderosos, afirma Dom Luiz Azcona



Dom José Luís Azcona Hermoso é bispo da prelazia de Marajó, no Pará. Ele é apontado como um ícone na luta contra o tráfico de pessoas e a exploração sexual de menores. Por suas denúncias, tem seu nome inscrito na lista negra dos “barões do tráfico”. Segundo ele, o tráfico humano está infimamente atrelado a outras três atividades ilícitas: tráfico de armas, narcotráfico e exploração sexual de menores. Dom Azcona ressalta que a desarticulação das quadrilhas que cometem esse crime é extremamente difícil, pois, esse é um negócio bilionário que conta com a conivência de autoridades.

Polícia desbarata rede de prostituição que explorava brasileiras na Espanha



Local onde as vítimas dormiam, em condições  insalubres

A polícia da Espanha desarticulou uma rede de prostituição que explorava sexualmente mulheres e travestis de origem brasileira em bordéis da Catalunha, no nordeste do país. Oito pessoas foram detidas.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Brasileiras são presas nos EUA suspeitas de comandar esquema de prostituição


Duas brasileiras foram presas ontem na Flórida (EUA) sob suspeita de comandar um esquema de prostituição na cidade de Boca Raton, segundo o jornal “Sun Sentinel”.

Em quatro anos, registros de estupro cresceram 157% no Brasil


Se os casos se contam aos milhares no Brasil, entidades de defesa da mulher advertem que a punição ainda é muito baixa, apesar do aumento progressivo das denúncias que chegam à polícia. Segundo o Ministério da Justiça, há no Brasil 12.704 presos por estupro — 99,2% são homens. Há ainda 8.005 presos por atentado violento ao pudor e 665, por corrupção de menores.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MERCADORES DE GENTE


Vítimas de redes internacionais de prostituição relatam o drama de virar escravas no Exterior após promessas de uma vida melhor. 

George morreu na Alemanha. Cláudia viveu por lá, mas em cárcere privado. Outras três mulheres, também gaúchas, foram presas em Hamburgo. Talita padeceu como escrava na Itália. E uma sexta jovem se viu forçada a virar dançarina de boate na Espanha.

Estilismo tira mulheres da prostituição em Tel Aviv



Durante 20 anos, a transexual Aviva, 48, trabalhou nas ruas do bairro comercial desta cidade mediterrânea. Alona, 40, veio com seus pais da Ucrânia para Israel no início da década de 1990. Sua situação degenerou-se rapidamente após ela deixar de trabalhar em um cassino para viver da prostituição.

Delegado machista pede desculpa a mulheres ofendidas


O delegado titular da 9ª DP (Catete), Pedro Paulo Pontes Pinho, foi destituído do cargo após criticar o efetivo feminino da Polícia Civil em seu Twitter. Ele foi substituído por uma mulher, a delegada Monique Vidal. A polêmica mensagem de Pinho dizia: "tenho 14 mulheres no meu efetivo, mas apenas uma, uma apenas, reúne talento coragem e disposição para encarar a atividade policial. E essa uma, entre 14, jovem ainda, não tem nenhum homem que a supere. A mulher quando é boa no que faz ninguém supera, mas o contrário...".

A vida das outras


Por que será que ainda pensamos que o estupro só acontece na vida das outras, em uma realidade distante e incompreensível? Certamente porque temos medo de encarar o fato de que a prática do estupro está intimamente vinculada com a reprodução cotidiana do machismo na tentativa de domesticação violenta dos nossos corpos seja na Índia ou na Suécia e porque o estupro traz consigo uma outra face dessa violência que é o silêncio de suas vítimas, extremamente vulneráveis e que temem o sofrimento da exposição pública.   

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Mapa da prostituição na Grande Goiânia



Seja durante o dia ou a noite, quem procura sexo pago, rápido e sem compromisso encontra fácil. Não é preciso percorrer grandes distâncias, ou desvendar os espaços para encontrar os profissionais do sexo. 

‘Salve Jorge’: da Palestina ou da Capadócia? por L. Boff


No Brasil e alhures são milhões que veem novelas. Atualmente uma, "Salve Jorge”, se desenrola na Capadócia, Turquia, onde teria vivido São Jorge.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Uma visão crítica do projeto de lei de legalização da prostituição


Ao normalizarmos a ideia da prostituição na vivência social, estamos contribuindo para mascarar as formas de violência contra as mulheres, para naturalizar a ideia de dominação masculina e para alimentar um sistema econômico extremamente articulado e lucrativo que explora o corpo de mulheres e meninas. 

Mulheres coordenam serviço de prostituição respeitando regras trabalhistas


Fartas de serem exploradas por cafetões, um grupo de prostitutas desafiou a indústria do sexo na Tailândia com a experiência de um local administrado por elas mesmas para exercer seu ofício.