sábado, 27 de outubro de 2012

Casal aliciava menores de idade e comandava prostituição


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um casal que levava meninas para casas de prostituição. A mulher e o homem foram encontrados, juntamente com quatro garotas, em uma caminhonete na BR-116 em Dionísio Cerqueira, Oeste de Santa Catarina, na terça (23).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Simpósio sobre tráfico de pessoas discute combate à exploração sexual


Uma legislação penal mais rigorosa para o crime de tráfico humano foi defendida na última quinta, por magistrados e especialistas que participam do 2º Simpósio Internacional sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas, que começou ontem na capital paulista.

Brasil reduz desigualdade entre sexos


O Brasil oferece a meninos e meninas a mesma possibilidade de acesso à educação e à saúde. Porém, a diferença de renda entre os sexos continua grande. Nesse cenário, o Brasil subiu 20 posições, mas ainda ocupa apenas o 62.º lugar entre 129 países no ranking que estima a condição das mulheres na sociedade.

A sociedade sempre teve uma posição dupla com a prostituição


Alexandra Oliveira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), em Portugal,  defende que "os trabalhadores do sexo devem ser encarados como quaisquer outros profissionais".

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rede de prostituição ataca com falsas promessas crianças e adolescentes no Amazonas

 Francisca Farias chora o desaparecimento da filha, Raquel, que no último contato se limitou a dizer que alguém havia prometido viagens e equipamentos eletrônicos. O pai já pensou em suicídio.
 
Documentos relatam casos de aliciamente até nas dependências de uma igreja evangélica de Iranduba. Grupo identificado como 'Fênix' atrai vítimas com falsas promessas e as deixa em 'casas de massagem' de Manaus.

Abrigar, isolar ou tratar os dependentes de drogas?


"O tratamento para dependentes de droga requer uma equipe interdisciplinar de saúde capacitada para as especificidades desse atendimento", afirma Ivone Stefania Ponczek, psicanalista e diretora do Nepad (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Ela pergunta: "Por que as pessoas, sobretudo as mais desamparadas, estão se drogando tanto?" Segundo ela, "o governo tem que intervir em saúde, educação, prevenção e numa distribuição de renda mais justa".

"Começar de Novo" expõe na FAJE


O grupo “Começar de Novo”, empreendimento organizado por mulheres da Pastoral da Mulher de BH, está expondo e vendendo seus produtos durante esta semana na FAJE, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada no bairro Planalto (Av. Cristiano Guimarães 2127).

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mulheres já são chefes de família em 37% dos lares brasileiros


Assim como avança no mercado de trabalho, a mulher assume cada vez mais o papel de responsável pela família. Em dez anos, sua participação subiu de 22,2%, em 2000, para 37,3% em 2010, de acordo com os dados do Censo 2010, divulgados ontem pelo IBGE.

Palestra de Leonardo Boff em Belo Horizonte : " fé e consciência planetaria"


Hoje, dia 24 de outubro, Leonardo Boff faz a abertura do VII Simpósio Nacional Filosófico-Teológico promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE , às 19h30min, com palestra sobre o tema "Fé cristã e consciência planetária". Queremos desde aqui recomendar este evento, assim como a leitura do artigo, do próprio Boff, “O resgate do princípio feminino” que a continuação reproduzimos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Salve Jorge" tem como pano de fundo o tráfico de pessoas


A autora Glória Perez afirmou que sua nova novela na Globo, "Salve Jorge",  pretende auxiliar e alertar vítimas reais do crime. Ela disse que espera resgatar pelo menos uma vítima com a novela.

Proposta regulamenta prática da prostituição

Os profissionais do sexo, segundo o projeto, poderão atuar de forma autônoma ou em cooperativa e terão direito a aposentadoria especial com 25 anos de serviço. A Lei de Benefícios da Previdência (8.213/91) garante aposentadoria especial para os segurados com trabalho sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

Encontro de Espiritualidade da Equipe da Pastoral de BH


A equipe da Pastoral da Mulher  participou ontem de um Encontro de Espiritualidade no Centro Nalanda, situado no povoado de Casabranca, município de Brumadinho (a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte).   A paz e a água pura vinda das montanhas, num ambiente de floresta, ofereceu as condições adequadas para a oração e o encontro com Deus.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tráfico de pessoas: diagnóstico preliminar revela principais abusos e os destinos das vítimas


O Brasil já conta com um diagnóstico detalhado dos números do tráfico de pessoas nos últimos sete anos. O levantamento, resultado da parceria da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mostra que a maioria das vítimas brasileiras se dirige a países europeus, principalmente Holanda, Suíça e Espanha.