sexta-feira, 20 de abril de 2012

CURSOS GRATUITOS COPA 2014


Belo Horizonte: Pronatec Copa oferece cursos gratuitos de qualificação para o turismo
Estão abertas as inscrições para o Pronatec Copa, programa de qualificação dos ministérios do Turismo e da Educação. A meta é formar 40 mil profissionais por semestre em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e libras (linguagem brasileira de sinais). As inscrições contemplarão as doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além de municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional.

MUDE E TRANSFORME SUA VIDA EM PÁSCOA!


A vida exige de nós uma atitude proativa. Somos agricultores que recebem apenas as sementes do amanhã, precisamos aprender a plantá-las, cultivá-las, colhê-las. Muitas vezes a acomodação com a vida que temos significa que nos acostumamos com pouco.

Lei Maria da Penha: Em BH a intimação não chega a agressor


Vítima de violência aguarda há 80 dias que marido seja notificado de decisão.
A cada dez pedidos de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência deferidos pela Justiça na capital, dois não são cumpridos por dificuldade na localização dos agressores que tentam escapar das intimações. A estimativa é do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) de Belo Horizonte da Defensoria Pública de Minas que realiza cerca de cinco atendimentos por semana relacionados à Lei Maria da Penha.

Dicas de música: Hip hop cristão

Vaticano repreende freiras dos EUA por ideias ‘feministas radicais’


O Vaticano nomeou um bispo americano para conter o maior e mais influente grupo de freiras católicas nos Estados Unidos. Motivo: "sérios problemas doutrinários", dentre eles, a defesa de ideias “feministas radicais incompatíveis com a fé católica”. A Conferência de Liderança de Mulheres Religiosas, diz a Santa Sé, também desafiou a doutrina da Igreja acerca da homossexualidade e do sacerdócio exclusivamente masculino.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A indústria do sexo é repulsiva, mas não pode ser ignorada


 Duas histórias sobre prostituição vieram a público nesta semana e, apesar das risadinhas e do beicinho, uma solução parece remota. A primeira foi a das freiras dançarinas que se contorceram, inevitavelmente, na frente de Silvio Berlusconi para, se elas eram freiras particularmente sensuais aos olhos daquele velho viciado em sexo, pilhas de euro. A piada é — adivinha? Elas não eram freiras. A segunda envolveu os agentes secretos de Barack Obama que, em uma viagem a Colômbia, utilizaram os serviços de prostitutas e estão agora em desgraça. Um deles aparentemente se recusou a pagar e de todas as desculpas que o House Homeland Security Committee pediu, nenhuma foi à prostituta.

Senador propõe fundo de amparo às vítimas de violência doméstica


O senador Jayme Campos (DEM-MT) apresentou em Plenário nesta terça-feira (17) o projeto de sua autoria que institui o Fundo Nacional de Amparo às Mulheres Agredidas, estabelecendo auxílio pecuniário temporário e treinamento profissional às mulheres que se separam por motivo de violência doméstica.

Entenda o debate sobre a regulamentação da prostituição (II)

Atualmente, há o debate sobre uma proposta de lei de regulamentar as casas de prostituição, no Brasil, proposta reaberta pelo Deputado Federal Jean Willys, do PSOL. Tramita-se também  no Congresso Nacional uma reforma do Código Penal Brasileiro que  prevê o fim de punições para os donos de prostíbulos. A mudança endurece as penas de exploração sexual de menores de 18 anos.

Entenda o debate sobre a regulamentação da prostituição (I)

Há no mundo três sistemas legais sobre a prostituição. O abolicionismo, o regulamentarismo e o proibicionismo. A maioria dos países, como o Brasil, adota o abolicionismo.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Corpo feminino, beleza e diversidade na mídia


À medida que as mulheres passaram a obter vitórias políticas, conseguindo a igualdade jurídica, a discriminação foi deslocada para outros campos. E um tema que merece atenção é o da aparência feminina, pois envolve uma mudança no enfoque do corpo da mulher na mídia.

Violência Sexual e a Prioridade Absoluta

Márcia Acioli
No início de abril fomos surpreendidos, mais uma vez, com a decisão absurda do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que livrou um homem da responsabilidade pelo estupro de três meninas de 12 anos. Para surpresa, e igual indignação, a sentença foi proferida por uma mulher, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Violência contra as mulheres aumenta em contextos afetados pelo narcotráfico


A violência contra as mulheres nos países da América Latina, enraizada no sexismo e na discriminação estrutural, aumenta pelo contexto de violência armada que vive a região, a qual, por sua vez, está diretamente relacionada com o narcotráfico, segundo um pronunciamento da Articulação Regional Feminista pelos Direitos Humanos e a Justiça de Gênero.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Páscoa, Maria Madalena e Não me Toque


"A fé faz ver no banal o que os olhos banais não podem ver', escreve Antonio Cechin, comentando as narrativas evangélicas de Maria Madalena e Tomé. Segundo ele, citando Jean-Luc Nancy, “a crença espera o espetacular e o inventa conforme a necessidade. A fé consiste em ver e em ouvir onde nada é excepcional aos olhos e aos ouvidos comuns”.

Projeto na AL estimula o turismo da prostituição infantil em Mato Grosso


Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa que estimula o turismo da prostituição infantil foi amplamente debatido na manhã desta sexta-feira (13), na Federação dos Pescadores de Mato Grosso. O evento contou com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln, do Ministério da Pesca e Aquicultura que rebateu a proposta, afirmando ser um retrocesso para o Estado, pois ataca as famílias ribeirinhas.