sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Meninas são “dedicadas” a prostituição em templo hindu desde o nascimento

Dia 11 de janeiro foi lembrado por cristãos de diversos países como o “Dia de Conscientização sobre o Tráfico Humano”. A iniciativa, promovida por várias missões e igrejas, visa despertar as pessoas sobre uma triste realidade. Em pleno século 21, pessoas continuam sendo compradas e vendidas como se fossem mercadorias. Na Índia, por exemplo, ter uma filha pode ser um peso para muitas famílias por questões culturais. Por isso, ainda existem pais que optam por dedicar a sua filha aos deuses e fazer dela uma devadasi, uma prostituta do templo.

Cristãos negros: Uma nova teologia que une vontade de justiça, feminismo e inculturação


"Eu sou a filha da teologia da libertação, porque sempre me identifiquei com a opção pelos pobres. No entanto, a minha pesquisa teológica começou da percepção de que a minha experiência de mulher, o fato de não querer ser marginalizada na Igreja como negra e, sobretudo, a intensa espiritualidade da população afrocolombiana exigiam uma reflexão mais aprofundada e inclusiva". Essas palavras de Maricel Mena López, professora de Novo Testamento na Pontifícia Universidade Xaveriana de Bogotá, não descreve, apenas, de um ponto de vista feminino, um itinerário individual, mas também são representativas do processo mediante o qual surgiu a teologia afroamericana.

Apresentado assassino de garota de programa do Pelourinho


Em liberdade condicional desde o ano passado, Manoel Santos Silva, 32 anos, foi preso, na madrugada desta quarta-feira (18), por uma guarnição da Polícia Militar, depois de estrangular, com uma toalha de banho, a garota de programa Soraia da Silva, conhecida como a “Carioca”. O crime ocorreu dentro do banheiro de um dos quartos do hotel Ibiza, localizado na Praça da Sé.

Mulheres assumem o poder no governo brasileiro

A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, rapidamente saiu da sombra de seu carismático predecessor, Lula. Após um ano no cargo, ela é mais popular do que qualquer outro presidente nesta altura do mandato. Ela se cercou de mulheres poderosas, que agora estão dando as cartas em Brasília.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BBB: Cabeças vazias, corpos sarados e comportamentos patéticos


Washington Araújo
Não demorou muito e o BBB é caso de polícia. Mais, é caso de estupro. Mais, é caso do habitual descaso com que a programação da tevê aberta brasileira é tratada tanto pela sociedade quanto pelas instâncias governamentais.

Maria além do arquétipo. Entrevista com Michela Murgia

Escritora brilhante e de sucesso, Michela Murgia provém do mundo da Ação Católica e é sócia da Coordenação de Teólogas Italianas. Com o seu recente Ave Mary, ela se interroga sobre o papel das mulheres na Igreja e sobre a influência de uma certa visão mariana no papel "serviçal" que o universo feminino teve na comunidade eclesial.

As verdadeiras razões da ação na Cracolândia


"A escolha de se drogar é uma doença? Consideramos doente quem não se autorregula como nós?", pergunta Contardo Calligaris, psicanalista, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 19-01-2012.

Pela imediata responsabilização da TV Globo no caso BBB12


"É fundamental que o Ministério das Comunicações coloque em discussão imediatamente propostas para um novo marco regulatório das comunicações, com mecanismos que contemplem órgãos reguladores democráticos", exige manifesto publicado por uma série de entidades.

Mais de 40 milhões se prostituem no mundo, diz estudo


Mais de 40 milhões de pessoas no mundo se prostituem atualmente, segundo um estudo da fundação francesa Scelles, que luta contra a exploração sexual. A grande maioria (75%) são mulheres com idades entre 13 e 25 anos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mulher é morta estrangulada em hotel do Pelourinho

Soraia Silva, de 39 anos, mais conhecida como Carioca, foi morta por estrangulamento dentro de um hotel no Pelourinho, na rua do Bispo, na madrugada desta quarta-feira (18). Segundo funcionários do hotel e de amigos da vítima, Soraia era garota de programa.

Crack : A grande maioria das pessoas que defende a internação compulsória ou é despreparada, ou é de médicos que têm interesses econômicos nisso.

A explicação é tão simples que parece óbvia, mas para o especialista Dartiu Xavier da Silveira apenas o preço define o fato de que na Cracolância se fuma o crack. A droga vicia tanto quanto qualquer outra, inclusive o álcool, e as taxas de sucesso no tratamento são as mesmas. A diferença é que, neste caso, o “ser miserável” precede o “fumar crack”. Qualquer política de combate ao uso da droga tende ao fracasso, se não for precedida de uma política social conseqüente. Silveira define o lobby da comunidade terapêutica para drogados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) como “pesado”, e diz que a ação policial na Cracolândia é simplesmente “política e midiática”.

Violência sexual no BBB e muito machismo fora dele

Estou muito chocada com certos comentários que vi sobre o caso do abuso sexual que aconteceu no BBB. O resumo: rolou uma festa com muito álcool no programa. A participante Monique bebeu muito e foi dormir. De acordo com um vídeo amplamente divulgado na internet ontem, o participante Daniel aparece ao lado de Monique na cama, os dois estão cobertos por um edredon. Daniel faz movimentos que para qualquer pessoa representam sexo, Monique não se mexe. Em outra cena, Monique aparece dormindo de barriga para cima, com as pernas visivelmente afastadas, vemos sob o edredon movimentos do braço de Daniel sobre seu corpo. Pode não ter ocorrido penetração, mas está muito claro que Daniel aproveitou-se do momento e Monique sofreu abuso sexual.

A cena do Big Brother é um problema do Brasil

Às vezes repetir um argumento cansa. Quando os interlocutores não estão dispostos a abandonar seus próprios preconceitos e aprender um pouco, ainda mais. A repetição é exaustiva. Um assunto que vai e vem e que não é resolvido praticamente em país nenhum: estupro de vulnerável.

Violência contra a mulher, até quando vamos ignorar?


Nesse final de semana aconteceu uma coisa horrível e que acontece com frequência. Mas dessa vez foi transmitido ao vivo pela maior emissora de TV do Brasil. E é também por isso que não podemos deixar de falar sobre o caso. Não importa se você odeia a Globo e não suporta BBB.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estratégias para se defender contra a ofensiva conservadora na Igreja


 Um grupo de cristãos de Quito reflete sobre como resistir ao tsunami conservador que arrasa, na Igreja Católica, todos os movimentos de base e a Igreja dos Pobres. E isso não só no Equador (lembre-se de Sucumbíos), mas sim em toda a América Latina e em outros países como a Espanha. É preciso ser simples como as pombas, mas astutos e realistas para combater o esmagamento e a marginalização que vêm do Vaticano.

Não critique, não condene, não se queixe


Não critique! Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas. A crítica fere, e ninguém gosta de  ser ferido. E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos. Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar. Veja as coisas positivas. Todos nós temos fraquezas e defeitos. Concentrar-se no lado bom das pessoas. Nunca julgue, apenas compreenda!!!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Iana Matei, salvadora de prostitutas


Eleita “Europeia do ano de 2010”, pela Reader’s Digest, por ter salvo 420 mulheres da prostituição forçada, Iana Matei dirige um centro onde as vítimas do tráfico de seres humanos podem refugiar-se e recomeçar a vida.

Sociedade ainda não reconhece mulheres como vítimas do sexo


O preconceito resulta no medo de denunciar que se reflete na carência de dados sobre casos de exploração e tráfico. "Algumas vozes justificam que o consentimento e sua inserção na prostituição não as fazem vítimas, mas, sim, coparticipantes nesse processo. Isso banaliza a situação e favorece o crescimento de um comércio lucrativo e a impunidade das organizações criminosas do sexo".

HOMENS DIZEM NÃO À PROSTITUIÇÃO


 A prostituição será um « direito do homem » ? Uma « liberdade das mulheres » ? Uma realidade inevitável para responder aos « desejos  irreprimíveis  » dos homens ?
NÃO ! Havemos de acabar com essa propaganda !