quinta-feira, 27 de outubro de 2011

‘A flagrante discriminação da mulher na Igreja é um escândalo’


Médica, teóloga e monja de clausura. A beneditina do mosteiro de St. Benet de Montserrat, Teresa Forcades, entretanto, é conhecida em todo o mundo. Um vídeo no Youtube contra as multinacionais e a armação da gripe A, catapultou-a para a fama.
" É preciso denunciar que, entre os quadros de mando da Igreja há uma falta absoluta de representação das mulheres. E é esse o escândalo de que falamos"
"É preciso ser claro na crítica a este desastre da sociedade contemporânea que é o aumento da desigualdade riqueza-pobreza nos últimos 50 anos. Esse é um escândalo muito maior que a injustiça com as mulheres na Igreja da que acabamos de falar, ainda que não haja muito sentido em comparar injustiças, porque cada uma é absoluta em si mesma".

Relatório aponta desigualdades de gênero no acesso à educação


No marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti Discriminatória, coordenada em 14 países pelo Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), o Informe Brasil – Gênero e Educação mostra que, diferente do discurso oficial, o acesso à educação formal ainda não é igualitário quando se considera o gênero.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Copa 2014 impulsiona a “higienização da pobreza” em BH


A Prefeitura de Belo Horizonte pressiona a desocupação de terrenos em diversas regiões da capital por conta da proximidade da Copa de 2014. A denúncia é de movimentos e entidades como o Polos Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014 (Copac), o Movimento de Luta pela Moradia (MLPM) e as Brigadas Populares.
Todos afirmam que sete movimentos populares temem a remoção das comunidades devido à especulação imobiliária com a realização do megaevento. E ainda sugerem que essa seria uma prática para “higienização da pobreza” em território belo-horizontino.

Impacto do Bolsa Família nos beneficiários e nas relações de gênero que atravessam a pobreza


Em entrevista ao site do CLAM (Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos), a cientista política e professora da Unicamp Walquíria Domingues Leão Rêgo analisa como políticas públicas de cidadania, como o Bolsa Família, repercutem nos beneficiários e nas relações de gênero que atravessam a pobreza.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Na Feira de Economia Solidária


O Grupo de Geração de Renda , Começar de Novo, da Pastoral da Mulher de BH, participa da VI Feira Estadual e IV Feira Metropolitana da Economia Popular Solidária.

Tráfico de pessoas fomenta prostituição em Mato Grosso



Crianças e mulheres são exploradas em regiões de vulnerabilidade; rodovias são os principais pontos do crime.
Tráfico envolve prostituição nas rodovias, trabalho ilegal e tráfico de drogas, de Norte e Sul.

Assediada no metrô ataca o 'Zorra Total'



'Só quem já sentiu na pele a humilhação de ter um sujeito se esfregando contra seu corpo sabe a tristeza que é', diz jovem de 21 anos, que acusa advogado de tê-la atacado sexualmente em trem do metrô de São Paulo.

A violência contra mulheres não é piada


Iolanda Toshie Ide
Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres de Lins (SP) e Professora aposentada da UNESP e Militante da Marcha Mundial de Mulheres (MMM)

Como se não bastasse que, a cada 12 segundos, uma mulher seja violentada no Brasil, o quadro televisivo "Metrô Zorra total”, todos os sábados, incentiva ainda mais. Pode parecer engraçado a alguns, mas além de ser de muito mau gosto, humilha as mulheres que tomam o transporte público. Além disso, incentiva os homens a essa repugnante prática. Será que achariam engraçado se isso acontecesse com a sua mãe, suas filhas, suas irmãs, suas namoradas?

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pastoral da Mulher de BH é finalista no Prêmio Odair Firmino de Solidariedade


A Pastoral da Mulher de Belo horizonte, está classificada entre os três finalistas que concorrem ao II Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, outorgado pela Cáritas Brasil, que este ano traz o tema: “Mulher, Meio Ambiente e Desenvolvimento”.

DIVULGAÇÃO DE VAGAS – SINEs PBH (24/10/2011)


 
Interessados comparecer:

             SINE Barreiro: Rua Barão de Coromandel, nº 982 - Barreiro.

             SINE BH Resolve: Rua: Dos Caetés, nº 342 – Centro.

             SINE Centro – NIAT: Rua: Espírito Santo, nº 505 / 1º andar – Centro.

             SINE Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, nº 1055 - Venda Nova.