sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lei Maria da Penha e a violência simbólica

Instituída há cinco anos, a Lei Maria da Penha já resultou em mais de cem mil sentenças por agressão contra as mulheres e é considerada um avanço na legislação brasileira "ao diferenciar a violência sofrida pelas mulheres das outras formas de violência. Dá visibilidade à violência doméstica e familiar e chama atenção para sua especificidade”, avalia a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João Del-Rei.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Em Nome de Alyne: uma vitória histórica para os direitos humanos no Brasil


Sobre a condenação do Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU) por violar direitos humanos de grávidas, o Center for Reproductive Rights, organização de advocacy que promove os direitos reprodutivos das mulheres em nível global e que levou o caso da brasileira Alyne Silva Pimentel ao Comitê CEDAW (Comitê das Nações Unidas para Eliminação da Discriminação contra Mulheres), divulgou o seguinte documento:

ONU condena Brasil por violar direitos de grávida


O Brasil foi condenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por violar direitos humanos de grávidas. A determinação foi divulgada ontem pelo Comitê para Eliminação da Discriminação contra Mulheres (Cedaw, sigla em inglês).
O caso que levou a essa decisão é o da brasileira Alyne Silva Pimentel, de 28 anos, moradora da Baixada Fluminense (RJ). Ela morreu em novembro de 2002, no sexto mês de gestação, cinco dias após dar entrada em um hospital público com sinais de gravidez de alto risco não receber atendimento apropriado.

Três são presos por tráfico internacional de mulheres em Santa Catarina

A Polícia Civil prendeu três pessoas envolvidas com tráfico internacional de mulheres em Jaguaruna, no litoral de Santa Catarina, na madrugada do último sábado. O esquema foi descoberto após denúncia de que às margens da BR-101, no bairro Costa da Lagoa, havia uma boate onde jovens paraguaias se prostituíam.

Tráfico de pessoas e trabalho escravo: lugar teológico, clamor ético, missão da Igreja


Por Élio Estanislau Gasda SJ
O texto está organizado em três partes interconectadas. A primeira destaca as origens teológicas: do problema em questão: as estruturas de pecado e a idolatria. A segunda aborda as origens da ética cristã: o clamor das vítimas do pecado do mundo. A última parte reflete os aspectos fundamentais da missão da Igreja em relação a este problema[1].

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Lei Maria da Penha já provocou uma transformação cultural, afirma juiz


Roberto Arriada Lorea, juiz titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Porto Alegre (RS), avalia o que mudou no Judiciário nestes cinco anos de implantação da Lei Maria da Penha e o que ainda falta para que a mulher que passa por violência doméstica seja atendida de forma adequada.

A mulher como sujeito de sua própria história - Entrevista com Fernanda Lemos


A religião, em seu processo de construção social, é marcadamente influenciada pelo masculino. Um dos exemplos mais marcantes que observamos está no cristianismo, que encontra em seu processo de evolução histórico-social um sistema patriarcal, em que a mulher desaparece no relato dos evangelhos como parte do movimento de Jesus”. 

SERÁ VERDADE?


Programa levará educação e cidadania a 100 mil mulheres de todo o país

Com o objetivo de promover a elevação da escolaridade e a formação profissional de mulheres desfavorecidas de todas as regiões do país, foi lançado na passada quinta-feira, 11, o programa Mulheres Mil. Executado em parceria pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, pretende atender 100 mil mulheres até 2014.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ativa participação da Pastoral da Mulher no Seminário de Preparação do Grito dos Excluidos 2011


No último dia 13 de agosto, a Pastoral da Mulher de BH, com uma numerosa representação de agentes e mulheres,  participou  no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Centro de Pastorais), junto com  membros de Organismos ligados as igrejas, Pastorais e Movimentos Sociais, do Seminário de Preparação para o Grito dos Excluídos 2011. Em sua 17ª edição, o Grito tem por tema: Pela Vida grita a TERRA, Por direitos todos nós!


Marcha das Margaridas levará pautas de reivindicações para Brasília

Jeane Freitas
Jornalista da Adital
Adital
O que motiva uma caminhada de milhares de mulheres camponesas vindas dos mais diversos lugares do Brasil? Justiça, sustentabilidade, cidadania, respeito aos direitos mais básicos. É com esse propósito que Brasília receberá, nos próximos dias 16 e 17 de agosto, a Marcha das Margaridas - evento que pretende reunir cerca de 100 mil pessoas no intuito de cobrar políticas públicas mais efetivas para o campo.

Veneno no leite materno

O vídeo mostra trechos do documentário de Silvio Tendler "O veneno está na mesa", lançado no Brasil no final de julho.
Trechos de uma fala da Senadora Kátia Abreu (DEM-TO), onde ela expõe alguns de seus 'argumentos' favoráveis ao uso de agrotóxicos.
Além disso, este trecho apresenta reportagem sobre contaminação do leite materno pelo uso de veneno nas plantações e o depoimento da agrônoma e agricultura Ana Primavesi, pioneira da Agroecologia no Brasil, e de Fernando Ataliba