sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dicas de leitura: “ESPIRITUALIDADE – Um Caminho de Transformação”. Leonardo Boff


...Afinal, o que é espiritualidade? Uma vez fizeram esta pergunta ao Dalai-Lama e ele deu uma resposta extremamente simples: “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”.

Dicas de leitura para o fim de semana: Mulheres que correm com lobos


Trechos do livro:

"O material contido neste livro foi selecionado para lhe dar coragem. O trabalho é oferecido como um fortificante para aquelas que estão no meio do caminho, incluindo-se as que lutam em difíceis paisagens interiores bem como as que lutam no mundo e por ele"...

5 anos da Lei Maria da Penha

Defensoria Pública de SP lança cartilha informativa sobre direitos
Em comemoração ao quinto aniversário da Lei Maria da Penha, a Defensoria Pública de SP lança na próxima segunda-feira (8/8) a cartilha informativa "Lei Maria da Penha: sua vida recomeça quando a violência termina”. O material foi elaborado a partir das principais dúvidas e informações disponibilizadas no atendimento especializado da instituição às mulheres vítimas de violência doméstica. A tiragem inicial conta com 50 mil exemplares e a íntegra está também disponível na internet – clique aqui para acessar a cartilha.

Pedro Casaldáliga. Quase uma despedida e um testamento


Transcrição livre da mensagem de dom Pedro Casaldáliga ao final da celebração de 17 de julho de 2011, na Romaria dos Mártires da Caminhada, cidade de Ribeirão Cascalheira, MT, Prelazia de São Félix do Araguaia.
"Possivelmente seja essa, para mim, a última romaria pé no chão. A outra já seria contando estrelas no seio do Pai. De todo modo, seja a última seja a penúltima, eu quero dar uns conselhos. Velho caduco tem direito de dar conselhos...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

prostituição infantil em BH

Uma boate e um motel de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram multados  após uma vistoria feita durante uma operação de combate à prostituição infantil. A ação teve o apoio do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil.  Nos locais, uma equipe de comissários da Vara da Infância e da Juventude encontrou duas adolescentes que foram encaminhadas para o Conselho Tutelar da cidade.

Disque 100 (denuncia anônima)

‘Em briga de marido e mulher temos de meter a colher’

A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, quer quebrar o dito popular de que, “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. Para ela, “meter a colher” é uma obrigação da sociedade, que deve denunciar vizinhos, amigos, conhecidos ou desconhecidos que pratiquem violência contra pessoas do sexo feminino.

O veneno está na mesa


"O veneno está na mesa” é o mais novo documentário do cineasta Silvio Tendler. O filme, feito para a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, mostra em apenas 50 minutos os enormes prejuízos causados por um modelo agrário baseado no agronegócio.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

“Conversar com Deus no íntimo faz muita diferença"


S. é uma mulher acompanhada pela Pastoral da Mulher, que já trabalhou  nos hotéis da zona Guaicurus, foi usuária de drogas, e passou finalmente  a exercer a prostituição na rua (no entorno da praça da  Rodoviária) A partir da sua última gravidez e o nascimento de sua filha empreendeu uma mudança radical de vida. 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mulheres de Coragem: Helena Greco

Referência na luta pelos direitos de parentes de desaparecidos políticos e incansável na luta pela anistia aos perseguidos pela ditadura militar que se estendeu de 1964 a 1985, Helena Greco morreu na passada quarta-feira em sua casa, em Belo Horizonte, após contrair uma pneumonia.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mulheres e agentes participam de encontro de espiritualidade


Encontro desenvolveu o tema "O Jesus Político" com o objetivo de debater a realidade social em que estão inseridas as mulheres.


A Pastoral da Mulher de Belo Horizonte promoveu no dia 27/07 um dia de espiritualidade com as mulheres e agentes no Centro de Espiritualidade Loyola. Participaram 13 mulheres. Foi desenvolvido o tema "O Jesus Político". O Objetivo deste encontro foi promover um debate sobre a realidade social que estamos inseridas como mulheres e como tomar conhecimento das profundidades de tal complexibilidade atuando através da participação ativa, sendo cidadãs multiplicadoras e propagadoras da vida.

Mulheres são maioria em curso de pedreiro

Magdália Maria dos Ramos tem 18 anos e quer ser jornalista. Adelaide Mota Silva, 39 anos, é casada, mãe de dois filhos, e luta pelo primeiro emprego. José Gilvandro da Silva Soares, 29 anos, busca melhores condições de vida.

Com perfis diferentes, eles moram em Escada, a 62 quilômetros do Recife, na zona da mata, e têm um objetivo comum: se capacitar como pedreiro e trabalhar na construção da Refinaria Abreu e Lima, no complexo industrial portuário de Suape.

domingo, 31 de julho de 2011

Elite brasileira mostra sua cara

Essa burguesia nos mostra que as necessidades históricas do povo brasileiro somente serão conquistadas com luta, mobilização e unidade.
"Há casos folclóricos nos hangares do Campo de Marte. Como o da milionária que mandou o cão para o veterinário de helicóptero. Dona da aeronave, ela estava em Maresias (litoral norte) e viu o cãozinho comer a marmita de seu segurança. Ela mandou o piloto voltar imediatamente a São Paulo para fazer exames no pet", relata um piloto, que pede para não ser identificado.

Acredite. O trecho acima foi extraída da coluna de Eliane Trindade, publicado na Folha de S. Paulo, sob o título: "Helicóptero é usado para ir à balada e ao pet shop”.