sexta-feira, 15 de julho de 2011

Homens contra o machismo -A indústria do sexo e o sistema econômico-

A prostituição existiu no período greco-romano e na antiga Mesopotâmia. Porém, estas “prostitutas” antigas estavam longe de sofrer o estigma sentido pelas suas homólogas contemporâneas. Como indicou Friedrich Engels[1], o fator desencadeante da mudança foi a introdução da propriedade privada e da ideia da família nuclear. Engels explicou como as nossas relações com o mercado definem as relações pessoais e sexuais. A acumulação de riqueza e a competição no  mercado incentivou  a família nuclear e a necessidade de filhos legítimos, e confinou as mulheres dentro da família, limitando-a aos papeis de  dona do lar. Negou-se o prazer sexual dentro do matrimonio e se sublinhou unicamente a função reprodutora do sexo. O desfrute do sexo era algo a realizar fora da casa e geralmente com prostitutas.

Palavra de Mulher - Sentimentos-

Abrimos espaço às mulheres que participam nesta Pastoral, dando voz  a seus sonhos, anseios e lutas. Mulheres que tentam levar adiante um projeto pessoal de vida enquanto cidadãs, que acreditam na sua palavra  como  grito de revolta mas também da alegria de ser mulher.

Sobre sentimentos sei muitas coisas e não sei nada

Sentimento é algo abstrato, não se pode ver, não se pode tocar...

Apenas se pode sentir!

Não se pode comprar, não se pode vender

Mas é possível doar e receber.

Não pode medir, mas pode ser grande...

Para quem doa sempre é intenso e verdadeiro

Para quem recebe , às vezes duvidoso

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A luta de Dandara continua

Frei Gilvander Moreira e Ir. Maria do Rosário Carneiro
FG: Mestre em Exegese Bíblica; professor de Teologia Bíblica; assessor da CPT, CEBs, SAB e Via Campesina / Ir. Maria: Congregação das Filhas de Jesus, Bacharel em Direito
3ª Marcha de Dandara até o centro de Belo Horizonte
Eram 3:30h da madrugada do dia 5 de julho de 2011. Na Praça da Assembleia, ao lado do Centro Comunitário da Comunidade Dandara, no Céu Azul, região da Nova Pampulha, –quando o céu ainda estava salpicado de estrelas– região não muito distante da suntuosa e megalomaníaca Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, MG, Brasil, um belo horizonte se ensaiava para nascer – não apenas mais um dia, mas um dia histórico de luta das 950 famílias dandarenses que, obstinadamente, lutam há 2,3 anos não apenas pelo direito à moradia, mas por moradia digna e pelo direito de se viver com dignidade.

terça-feira, 12 de julho de 2011

O Bom Samaritano” ou “ O Bom Travesti" - Rubem Alves

E perguntaram a Jesus: "Quem é o meu próximo?" E ele lhes contou a seguinte parábola:

Já há mais mulheres empreendedoras no Brasil do que homens


O número de brasileiras à frente do próprio negócio superou o de homens pela primeira vez na história. Elas já são 53% dos profissionais que decidem juntar as economias e tentar a sorte em carreira solo – um universo de 18,8 milhões de pessoas no Brasil. As mulheres já vinham ensaiando a decolagem há quase uma década.